BEZERRA, Mário José Rodrigues. A refração da luz discutida por alunos surdos. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22637>. Acesso em: 25/11/2024 00:54
A educação inclusiva no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos, mas ainda encontramos uma grande dificuldade para integrar alunos surdos na rede regular de ensino, seja ela particular ou pública. Essa dificuldade aumenta quando a disciplina a ser lecionada relaciona-se a ciências de forma geral. Neste Trabalho de Conclusão de Curso discutimos, tomando como exemplo o fenômeno do arco-íris, como o conceito da refração da luz pode ser abordado e apresentado a estudantes surdos em geral. É importante frisarmos que a aula foi ministrada totalmente em libras, além de um vocabulário na LIBRAS mais técnico no campo da Óptica, promovendo a interação desses alunos, parte colaboradora na execução deste trabalho, com esta área da Física, favorecendo-os com uma interpretação didática do fenômeno do arco-íris. O objetivo principal de nossa pesquisa é buscar compreender quais são as possíveis dificuldades encontradas pelos alunos surdos em torno de conteúdos sobre Óptica, mas especificamente, o fenômeno do arco-íris. Assim, fazer com que eles se interessem pelos estudos de temas associados à ciência e tecnologia (neste caso, à Óptica) e, portanto, possam desenvolver suas habilidades e desempenhar um papel social ativo atuando dentro da comunidade científica.