AS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOG@S
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22697 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 2047 "titulo" => "AS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOG@S" "resumo" => "Neste artigo são apresentadas reflexões decorrentes das abordagens conceituais nas aulas do Componente Curricular Educação de Afro-descendentes, no curso de Pedagogia, turma 2014.1, na Universidade Estadual da Paraíba- campus III, localizada na cidade de Guarabira/PB, durante o segundo semestre de 2015. O texto tem como objetivo discorrer sobre temas que perpassam os estudos sobre a educação infantil e as relações étnico-raciais, especialmente, aqueles que foram discutidos durante as aulas. A princípio refletimos acerca do Preconceito contra as crianças negras. E sobre esse assunto, é sabido que o preconceito é uma construção histórica, pois o ser humano não nasce preconceituoso. As pessoas vão desenvolvendo o mesmo ao longo da vida, seja no convívio familiar, seja na escola ou em outro local que transitem. E as crianças negras ainda são as maiores vítimas desse preconceito presente nos diversos espaços sociais. Nesse sentido, pode-se afirmar que é necessário, desde a mais tenra idade, buscar caminhos para a desconstrução dos preconceitos. Num segundo momento tratamos dos Valores civilizatórios afro-brasileiros e os livros infanto-juvenis. E acerca desses valores enfatizamos que os mesmos trazem elementos importantes da cultura africana e evidenciam que as pessoas negras que foram escravizadas no Brasil marcaram positivamente nosso país, deixando seus traços nas músicas, na literatura, na religião, na ciência, etc. E, que a literatura infanto-juvenil necessita mostrar tais heranças. E, por fim, focalizamos as Brincadeiras infantis e a criança negra. Quanto a essa temática, constata-se que as brincadeiras infantis, as historinhas contadas e as músicas, por muitas vezes, reforçam o racismo e diminuem a autoestima da criança negra. Conclui-se que a disciplina foi fundamental para uma formação que contemple às temáticas relacionadas às crianças negras na educação infantil e que é urgente um aprofundamento na História da África e nos elementos que desconstruam certos preconceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "CRIANÇA, PRECONCEITO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID2047_01092016225245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCILENE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCILENE" "autor_email" => "lucilenejs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22697 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 2047 "titulo" => "AS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOG@S" "resumo" => "Neste artigo são apresentadas reflexões decorrentes das abordagens conceituais nas aulas do Componente Curricular Educação de Afro-descendentes, no curso de Pedagogia, turma 2014.1, na Universidade Estadual da Paraíba- campus III, localizada na cidade de Guarabira/PB, durante o segundo semestre de 2015. O texto tem como objetivo discorrer sobre temas que perpassam os estudos sobre a educação infantil e as relações étnico-raciais, especialmente, aqueles que foram discutidos durante as aulas. A princípio refletimos acerca do Preconceito contra as crianças negras. E sobre esse assunto, é sabido que o preconceito é uma construção histórica, pois o ser humano não nasce preconceituoso. As pessoas vão desenvolvendo o mesmo ao longo da vida, seja no convívio familiar, seja na escola ou em outro local que transitem. E as crianças negras ainda são as maiores vítimas desse preconceito presente nos diversos espaços sociais. Nesse sentido, pode-se afirmar que é necessário, desde a mais tenra idade, buscar caminhos para a desconstrução dos preconceitos. Num segundo momento tratamos dos Valores civilizatórios afro-brasileiros e os livros infanto-juvenis. E acerca desses valores enfatizamos que os mesmos trazem elementos importantes da cultura africana e evidenciam que as pessoas negras que foram escravizadas no Brasil marcaram positivamente nosso país, deixando seus traços nas músicas, na literatura, na religião, na ciência, etc. E, que a literatura infanto-juvenil necessita mostrar tais heranças. E, por fim, focalizamos as Brincadeiras infantis e a criança negra. Quanto a essa temática, constata-se que as brincadeiras infantis, as historinhas contadas e as músicas, por muitas vezes, reforçam o racismo e diminuem a autoestima da criança negra. Conclui-se que a disciplina foi fundamental para uma formação que contemple às temáticas relacionadas às crianças negras na educação infantil e que é urgente um aprofundamento na História da África e nos elementos que desconstruam certos preconceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "CRIANÇA, PRECONCEITO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID2047_01092016225245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCILENE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCILENE" "autor_email" => "lucilenejs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }