Criado pelo empresariado do comércio e serviço em 1946, o Sesc – Serviço Social do Comércio, é fruto de um projeto cultural e educativo que traz inovação e transformação social.
Com a preocupação de introduzir novos modelos de ação cultural, o Sesc tem como meta a transformação social por meio da educação. Para tanto, iniciou uma intensa atuação no campo da cultura e em suas diferentes manifestações, que são destinadas a todos os públicos, distribuídos em diversas faixas etárias e classes sociais.
Com mais de 36 unidades só no Estado de São Paulo, em sua maioria centros culturais e desportivos, oferece também atividades nas áreas de turismo, saúde e meio ambiente, além de programas específicos para crianças, jovens e pessoas com mais de 60 anos. Este último público é atendido pelo programa TSI – Trabalho Social com Idosos.
O desenvolvimento das atividades ligadas ao TSI, é feito pelas equipes técnicas de 32 Unidades Operacionais do Sesc SP, sob a supervisão da GEPROS – Gerência de Estudos e Programas Sociais, e segue conceitos, diretrizes e metodologias inerentes ao TSI, sem a interferência do público nesta elaboração e/ou execução.
A partir de uma experiência bem-sucedida na Unidade Piracicaba, a GEPROS planejou e pôs em prática uma ação em rede, com início no 2º semestre de 2015, denominada ‘Encontro Entre Unidades – Cá Entre Nós’. O projeto visa possibilitar a participação ativa e o protagonismo, de maneira processual, ou seja, incluindo o idoso desde o planejamento da ação até sua realização. São os idosos quem elaboram e colaboram para a realização desses Encontros, compostos por atividades de áreas e linguagens diversificadas, com o suporte e a orientação das equipes técnicas das Unidades Operacionais.
Em cada uma das edições, a Unidade anfitriã receberá os participantes de outras três unidades e apresentará atividades de variadas, contribuindo para a troca mútua de saberes e experiências, ampliação de repertório e interação entre os idosos. As atividades do TSI e, portanto, do Encontro Entre Unidades - Projeto Cá Entre Nós, devem contemplar três eixos classificatórios, a saber: Arte e Expressão; Corpo e Movimento; Sociedade e Cidadania, de modo que todas as áreas e linguagens do saber possam ser contempladas.
Mais de 2.000 idosos já participaram desta ação em rede, desde sua implantação.