, Annekarolinebezerradias. Gênero na escola: percepções e prática docente. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25336>. Acesso em: 25/11/2024 00:35
Este trabalho fora desenvolvido como pré-requisito para conclusão do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (CEGeDE/ UFMA), no ano de 2014. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, que buscou compreender como as professoras da educação infantil e das séries iniciais da Unidade Integrada Cônego José Albino Campos, situada na BR 135, KM 85, no povoado São Francisco, município de Itapecuru-Mirim, percebem as questões de gênero e influenciam (ou não) na construção de identidades e nas relações de gênero entre seus alunos e suas alunas, a partir do trabalho pedagógico em sala de aula. Tal estudo fundamenta-se em abordagem teórica e análise de dados sob a luz das contribuições de Butler (2003), Louro (2002), Abramovich (1997), Hall (2002), entre outros.