A legalização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), trouxe visibilidade ao seu utente, o Surdo, consequentemente uma maior atenção às suas necessidades básicas e sociais, uma delas é a atuação no mercado de trabalho. Hoje, o Surdo tem alcançado novos patamares educacionais, assumindo o papel de instrutor de Libras. Baseado nessa premissa, esta pesquisa de cunho qualitativo objetivou evidenciar as narrativas do Surdo como docente. Entre os autores que serviram de aporte teórico, Klein (s/d; 1998) que aborda sobre as conquistas legais e trabalhistas do Surdo. A produção dos dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas com a participação de instrutores Surdos. Nas análises, constatou-se que a maioria dos instrutores atuam na mesma instituição em que foram capacitados, por conta disso, tiveram apoio para assumir essa nova responsabilidade, parte dos entrevistados demonstra habilidade na prática docente, já outros acreditam que ainda existem muitas barreiras na relação entre Surdos e ouvintes.