Este artigo foi resultado de uma atividade proposta no componente curricular Planejamento e Avaliação, na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, situada na cidade de Campina Grande – PB. A partir daí foi observado que o planejamento educacional é de fundamental importância para o bom curso e andamento do ambiente pedagógico. Durante todo componente curricular bem como todos os estudos relacionados para a elaboração deste artigo afirma que para a elaboração do Projeto Político Pedagógico é preciso ter em mente que vivemos em uma sociedade altamente democrática. Compreendemos que para que ocorra um projeto político pedagógico eficaz é de extrema importância a colaboração e participação de todos, desde o porteiro, como também dos alunos, professores, gestores e a comunidade, sabemos que nem sempre isso é possível, ou se faz possível. Somos regidos o tempo todo por leis, a Constituição Federal Brasileira não só nos dar suporte necessário, como também estabelece os nossos direitos e deveres. Portanto, para a elaboração deste Projeto temos que deixar de lado nossas próprias concepções e pensar apenas no melhor para a instituição. Sabendo valorizar a opinião e participação de todos os membros que a envolvem. Com isso para a realização deste artigo foi feito um estudo bibliográfico baseado em alguns autores que CARVALHO (1998), PASSOS (1998), VEIGA (1998), GADOTTI (2000), BRANDALISE (2010) E ROMÃO (2012), FERNANDES (2002) intrínseco em seu desenvolvimento estão os objetivos de nos proporcionar um estudo aprofundado em relação ao tema, evitando uma aprendizagem pautada apenas em teorias, mas em consonância com a prática do planejamento educacional, permitindo relacionar teorias e prática do planejamento educacional, permitindo-nos constatar se o que os estudiosos do assunto escrevem o que realmente acontece na prática.