FARIAS, Lucilene Moura et al.. Projeto: o uso da tecnologias para a pesquisa escolar. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25678>. Acesso em: 25/11/2024 00:36
Este projeto foi realizado em vista da problemática quanto ao uso de tecnologias na educação básica. Com o intuito de unificar os estudos com a tecnologia, proporcionando assim uma melhor aprendizagem para os alunos. Realizamos um levantamento na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, sobre as incertezas advindas da tecnologia. Posteriormente, retornamos a instituição abordando o projeto "O uso das tecnologias para a pesquisa escolar", com o objetivo de mostrar que é possível conciliar tecnologia e educação. Percebemos que o resultado foi pertinente, quanto o empenho e interesse dos alunos, estes agindo com dedicação e entusiasmo, tendo uma absorção de conhecimentos ainda melhor. Na medida em que levamos em consideração a evolução tecnológica ao longo do tempo, várias transformações mudaram a vida das pessoas, e essas transformações atingiram também nas áreas educacionais, fazendo com que alunos se tornassem cada vez mais informatizados e conectados inserindo-se no processo de globalização, de forma que o professor precise também adaptar-se aos avanços tecnológicos para melhorar seu desempenho profissional. Constatamos na escola que apesar das mudanças ocorridas ao longo do tempo, há certa ambiguidade em relação ao uso da tecnologia, pois enquanto os alunos estão cada vez mais conectados no mundo virtual, os professores possuem uma visão ainda tradicional. Os professores demonstraram uma significativa satisfação com o projeto ação e os resultados obtidos por seus alunos. A tecnologia é de suma importância para professores e alunos podendo ser usada de diferentes formas como recurso educacional dentro do ambiente escolar.A partir disso, para que pudéssemos dar continuidade à pesquisa realizada, voltamos na mesma escola, porem com intuito de explanar um projeto com o objetivo de orientar e auxiliar os alunos quanto ao uso da tecnologia como forma de pesquisa escolar, para que eles aprendam a utilizá-la de uma forma que contribua com o seu ensino, e mais especificamente mostrar para o professor que é possível unificar os estudos com a tecnologia em sala de aula para que a mesma venha contribuir e não atrapalhar.