CAVALCANTE, Ilane Ferreira. A formação docente na rede. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/259>. Acesso em: 24/11/2024 23:13
O que o conceito de rede e a formação docente têm em comum? Essa é uma discussão que só a educação a distância pode mediar? Na verdade, o conceito de rede é discutida, nesse artigo, a partir de uma visão rizomática (DELEUZE;GUATARI, 1995) do conhecimento e somada à uma visão de Educação a Distância que considera a necessidade de se pensar novos papeis para professores e alunos através da mediação das novas tecnologias da informação e da comunicação (KENSKI, 2010). Para além das questões teóricas que envolvem essa temática, está a prática efetiva da oferta de um curso de formação de professores a distância, ou seja, os obstáculos que uma instituição pode enfrentar nessa oferta. Nesse sentido, esse artigo busca focar no processo de implantação e oferta da primeira licenciatura em espanhol a distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), os obstáculos encontrados e as soluções viabilizadas.