RESUMO: (INTRODUÇÃO). Este artigo é resultado de uma análise das narrativas de vida feitas na Pesquisa “Diálogos Autobiográficos: Reminiscências do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd)” do DE/CAMEAM/UERN, refletindo sobre os seguintes aspectos: a formação do grupo em pesquisa; os temas e interesses dos membros; instituições e pessoas que contribuíram para essa formação. (METODOLOGIA) Essa investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica sobre pesquisa, formação e abordagem biográfica, centrando-se as discussões no campo da memória e da história de vida em formação e tivemos como apoio teórico os estudos de: Bardin (2009), Brandão (2003), Brandão (2008), Delory-Momberger (2008), Flick (2009), Josso (2010) e Pineau (2006). Para a realização deste trabalho tomamos como referência 04 narrativas pertencentes aos membros dos subgrupos “Os Girassóis” e “Vida Escolar” do grupo matutino da atividade “Diálogos Autobiográficos”. (RESULTADOS) Percebemos que os sujeitos que narraram sua história ressignificaram suas trajetórias e as experiências acumuladas, atribuindo a elas caráter formativo. As primeiras experiências de pesquisa deles aconteceram como estudantes de graduação ou especialização, sendo que 03 membros iniciaram suas experiências nesse campo na UERN e 01 na UFRN. Já seus interesses intelectuais são diversos, passando por temas ligados à formação, à política e gestão da educação, e temáticas mais específicas, como por exemplo: inteligências múltiplas e teorias da sexualidade. (CONCLUSÃO) Ao lembrar e narrar suas próprias histórias os sujeitos elegeram experiências significativas, bem como refletir sobre a pesquisa na universidade como um processo de formação profissional e pessoal.