PEREIRA, Auricélia Lopes et al.. . Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/87>. Acesso em: 24/11/2024 21:52
A proposta de articulação entre ensino de história e memória surge a partir das inquietações emergentes de um projeto de pesquisa, vinculado ao PIBIC/ Universidade Estadual da Paraíba, intitulado “Memórias nas margens: histórias de velhos”. Pesquisa financiada pelo Programa de Incentivo à Pós Graduação e Pesquisa (PROPESQ) através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e que se encontra em momento de articulação das idéias teórico-metodológicas referentes à memória, narrativa e oralidade. Tendo em vista a necessidade de diálogo entre a Academia e a educação básica, estamos propondo com este texto um ensino de História que articule a prática com as discussões sobre memória e narrativa na formação da identidade local. A memória tem sido desde a metade do século XX objeto de muitos debates e investigações acadêmicas. Pode ser ela utilizada como tema em sala de aula? Como uma fonte que venha a possibilitar um alargamento das referências teóricas e metodológicas? Propomos então possíveis respostas para a questão posta acima a partir do filme “Narradores de Javé”. Utilizado na sala de aula, o filme pode possibilitar pensar a memória não como lugar único, fixo e cristalizado, cortado, atravessado por linhas sutis de subjetividade e de afetividades.