A desmotivação de alguns alunos nas aulas de química muitas vezes é causada pela metodologia utilizada, se esta for tradicional o quadro de interesse por parte dos discentes tende a diminui consideravelmente. Se baseando no que é defendido na literatura e com base nas observações realizadas na sala de aula enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi necessário buscar auxílio em outra metodologia para que fosse possível contribuir para a motivação dos discentes e melhorar a compreensão acerca do conteúdo de balanceamento das equações químicas.
A metodologia escolhida foi a utilização de um jogo lúdico, este denominado bingo do balanceamento é um jogo constituído por tabelas de marcação, cartas com reações químicas e pedaços de E.V.A, com a aplicação desse jogo esperava-se sanar as dificuldades dos discentes no conteúdo abordado de forma dinâmica e prazerosa, dessa maneira contribuindo de forma significativa para a aprendizagem dos discentes.
Quando se faz uma análise do desempenho da turma antes da aplicação do jogo e após é possível identificar alguns fatores, além da nota quantitativa que aumentou, de maneira qualitativa como maior frequência nas aulas, resolução de exercícios, um convívio maior com a bolsista do PIBID e com o professor entre outros, mostrou a importância e eficiência desta metodologia.
Com base nos resultados obtidos é possível notar a eficácia da atividade lúdica realizada, visto que está auxiliou os discentes na compreensão do conteúdo de balanceamento, além de despertar o interesse dos estudantes pelo componente curricular química.