Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO “BINGO DO BALANCEAMENTO” NUMA TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: JOGO LÚDICO, APREDIZAGEM, BINGO DO BALANCEAMENTO Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28432
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 273
    "inscrito_id" => 1279
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO “BINGO DO BALANCEAMENTO” NUMA  TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => """
      A desmotivação de alguns alunos nas aulas de química muitas vezes é causada pela metodologia utilizada, se esta for tradicional o quadro de interesse por parte dos discentes tende a diminui consideravelmente. Se baseando no que é defendido na literatura e com base nas observações realizadas na sala de aula enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi necessário buscar auxílio em outra metodologia para que fosse possível contribuir para a motivação dos discentes e melhorar a compreensão acerca do conteúdo de balanceamento das equações químicas. \r\n
      A metodologia escolhida foi a utilização de um jogo lúdico, este denominado bingo do balanceamento é um jogo constituído por tabelas de marcação, cartas com reações químicas e pedaços de E.V.A, com a aplicação desse jogo esperava-se sanar as dificuldades dos discentes no conteúdo abordado de forma dinâmica e prazerosa, dessa maneira contribuindo de forma significativa para a aprendizagem dos discentes. \r\n
      Quando se faz uma análise do desempenho da turma antes da aplicação do jogo e após é possível identificar alguns fatores, além da nota quantitativa que aumentou, de maneira qualitativa como maior frequência nas aulas, resolução de exercícios, um convívio maior com a bolsista do PIBID e com o professor entre outros, mostrou a importância e eficiência desta metodologia. \r\n
      Com base nos resultados obtidos é possível notar a eficácia da atividade lúdica realizada, visto que está auxiliou os discentes na compreensão do conteúdo de balanceamento, além de despertar o interesse dos estudantes pelo componente curricular química.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO LÚDICO, APREDIZAGEM, BINGO DO BALANCEAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1279_27042017202023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENE GUENA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MILENE "
    "autor_email" => "milene04.guena@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28432
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 273
    "inscrito_id" => 1279
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO “BINGO DO BALANCEAMENTO” NUMA  TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => """
      A desmotivação de alguns alunos nas aulas de química muitas vezes é causada pela metodologia utilizada, se esta for tradicional o quadro de interesse por parte dos discentes tende a diminui consideravelmente. Se baseando no que é defendido na literatura e com base nas observações realizadas na sala de aula enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi necessário buscar auxílio em outra metodologia para que fosse possível contribuir para a motivação dos discentes e melhorar a compreensão acerca do conteúdo de balanceamento das equações químicas. \r\n
      A metodologia escolhida foi a utilização de um jogo lúdico, este denominado bingo do balanceamento é um jogo constituído por tabelas de marcação, cartas com reações químicas e pedaços de E.V.A, com a aplicação desse jogo esperava-se sanar as dificuldades dos discentes no conteúdo abordado de forma dinâmica e prazerosa, dessa maneira contribuindo de forma significativa para a aprendizagem dos discentes. \r\n
      Quando se faz uma análise do desempenho da turma antes da aplicação do jogo e após é possível identificar alguns fatores, além da nota quantitativa que aumentou, de maneira qualitativa como maior frequência nas aulas, resolução de exercícios, um convívio maior com a bolsista do PIBID e com o professor entre outros, mostrou a importância e eficiência desta metodologia. \r\n
      Com base nos resultados obtidos é possível notar a eficácia da atividade lúdica realizada, visto que está auxiliou os discentes na compreensão do conteúdo de balanceamento, além de despertar o interesse dos estudantes pelo componente curricular química.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO LÚDICO, APREDIZAGEM, BINGO DO BALANCEAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1279_27042017202023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENE GUENA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MILENE "
    "autor_email" => "milene04.guena@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A desmotivação de alguns alunos nas aulas de química muitas vezes é causada pela metodologia utilizada, se esta for tradicional o quadro de interesse por parte dos discentes tende a diminui consideravelmente. Se baseando no que é defendido na literatura e com base nas observações realizadas na sala de aula enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi necessário buscar auxílio em outra metodologia para que fosse possível contribuir para a motivação dos discentes e melhorar a compreensão acerca do conteúdo de balanceamento das equações químicas. A metodologia escolhida foi a utilização de um jogo lúdico, este denominado bingo do balanceamento é um jogo constituído por tabelas de marcação, cartas com reações químicas e pedaços de E.V.A, com a aplicação desse jogo esperava-se sanar as dificuldades dos discentes no conteúdo abordado de forma dinâmica e prazerosa, dessa maneira contribuindo de forma significativa para a aprendizagem dos discentes. Quando se faz uma análise do desempenho da turma antes da aplicação do jogo e após é possível identificar alguns fatores, além da nota quantitativa que aumentou, de maneira qualitativa como maior frequência nas aulas, resolução de exercícios, um convívio maior com a bolsista do PIBID e com o professor entre outros, mostrou a importância e eficiência desta metodologia. Com base nos resultados obtidos é possível notar a eficácia da atividade lúdica realizada, visto que está auxiliou os discentes na compreensão do conteúdo de balanceamento, além de despertar o interesse dos estudantes pelo componente curricular química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.