Através de alguns bolsistas do PIBID Interdisciplinar (Biologia, Física e Química), foi pensado e realizado, no Rio Grande do Norte, na Escola Estadual Sebastião Fernandes de Oliveira, no ano de 2015, um projeto de monitoria envolvendo os alunos da 1ª série do Ensino Médio. Com o objetivo de desenvolver habilidades e até mesmo incentivá-los à prática docente a posteriori, a monitoria é uma forma de ensino-aprendizagem bastante significativa e de cunho investigativo, tendo em vista que os futuros monitores se defrontariam com perguntas e concepções alternativas em que seriam incentivados a procurar respostas. Para isso, atividades laboratoriais foram realizadas por 4 dias, o Minicurso, com duração de 3 horas cada, analisando-os diariamente em diferentes quesitos importantes, além de se observar também a resolução e a entrega das atividades existentes no roteiro de cada experimento. No primeiro dia, trabalhou-se as normas e segurança dentro do laboratório, bem como o nome e a funcionalidade das vidrarias. Nos demais dias, realizaram-se experimentos relacionados a: estados físicos e químicos da matéria (água - H2O) e suas propriedades; citologia e os seres vivos; alimentos (processos e composição). Para finalizar o processo seletivo, uma prova escrita foi aplicada com todos os conteúdos e práticas do laboratório, sendo entrevistados, posteriormente, apenas os alunos que obtiveram nota igual ou maior que 7,0. Como resultado preliminar, notou-se uma ativa participação e empenho dos estudantes durante todo o projeto, podendo selecionar, mais facilmente, os alunos monitores para o ano seguinte de acordo com os melhores resultados obtidos neste processo seletivo.