Processo de trabalho se caracteriza pelo conjunto de ações que tem como finalidade acatar as necessidades do homem, de acordo com a sua conjuntura social. Para tanto ele se transfigura constantemente, causando uma certa reflexão crítica, peça fundamental para o desenvolvimento humano, principalmente na Atenção básica de saúde e na Estratégia da saúde da família, onde os profissionais devem desenvolver habilidades para empregar instrumentos que permitam a sua transformação, pois cada ambiente requer métodos específicos para elaboração do processo de trabalho, a partir da performance produtiva, que perpasse a estrutura física e social, instrumentos e habilidades empregadas no processo de trabalho, proporcionando a realização do trabalho de forma fluida. A análise de tal instrumento requisita o estudo da rotina do trabalho em saúde, ou seja, a investigação da prática dos profissionais da saúde inclusos no cotidiano do oferecimento de serviços de saúde. A partir desta análise percebe-se a importância do processo de trabalho na promoção a saúde que se refere às ações sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde, administrados com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Dessa forma, para de aprimorar as condições de saúde de uma região, deve haver mudanças nos sistemas econômicos dessas sociedades, aumento das políticas sociais, ou seja, das políticas públicas e uma maior atuação dos sujeitos envolvidos no processo saúde-doença. Logo, para que se alcance a saúde de forma plena e universal, é preciso uma ação intersetorial e políticas públicas saudáveis que se propõem a acabar com a intensa fragmentação no tratamento do processo saúde-doença, reduzindo sua fragilidade. Nessa perspectiva é necessário ressaltar a importâncias de atividades educativas envolvendo a promoção á saúda na graduação médica. Na atividade relatada foi possível entrar em contato com a equipe de saúde como todo, perceber a funcionalidade da atenção primária prestada, notar real a necessidade do vínculo, de nutrir a autonomia do usuário e oferecer uma experiência impar na vivência dos princípios da atenção básica, primordialmente as da adesão, acessibilidade e trabalho em equipe, nesse caso, através de uma atividade educativa.