GUEDES, Karol Costa. Letramento escolar em dis(curso). Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30315>. Acesso em: 24/11/2024 21:43
Palavra relativamente nova no nosso cotidiano, Letramento mostra-se como um cada vez mais necessário de estudos e tratamentos dialogados. Um dos possíveis tratamentos dados ao letramento diz respeito à sua situacionalidade escolar por um viés discursivo. Dessa feita, buscamos, como finalidade desse momento, discutir sobre a contribuição do debate sobre o letramento na prática educativa (dentro e fora dos muros escolares) no Brasil, a partir de definições e conceituações acerca do Letramento no nosso país, além de lidarmos com o letramento escolar (as diferenças entre práticas de leitura e escrita desenvolvidas dentro e fora da escola) a partir da dimensão discursiva desse fenômeno “(des)escolarizado” na escola. Esse trabalho desenvolve-se enquanto uma breve revisão teórica que contribui para o fomento de pesquisas vinculadas ao ensino e aprendizagem de língua materna, e o per(curso) desenvolvido ao longo do trabalho nos possibilitou fotografar um panorâmico avanço no que diz respeito aos processos sociais referentes à leitura e à escrita. Pudemos sair de um quadro em que o termo “letramento” não se fazia necessário em nosso meio (quando o termo “analfabetismo” era mais necessário para nomearmos um fenômeno recorrente em nosso contexto histórico, socioeconômico, político e cultural) para adentrarmos em um momento em que novos processos de identificação careciam de definição, de explicação e tratamento.