A LUDICIDADE E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31034 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 316 "inscrito_id" => 800 "titulo" => "A LUDICIDADE E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Sabe-se, atualmente, que a utilização de metodologias lúdicas é restrita a poucos educadores que estão insatisfeitos com sua prática docente e buscam soluções alternativas, significativas, prazerosas e espontâneas, voltadas para o desenvolvimento de valores e atitudes, com intenção de mudar o ensino tradicional da Matemática e transformá-la numa forma criativa e atraente, que leve o educando a se envolver cada vez mais num ensino inovador estimulando assim o raciocínio e a capacidade de superar diferentes dificuldades de aprendizagem. A presente pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de mostrar os benefícios de adotar uma metodologia lúdica, onde é possível desenvolver o raciocínio lógico-matemático do aluno resgatando para descrição e análise, uma prática inovadora e que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. O referente trabalho é fundamentado em revisão bibliográfica, com estudo voltado para análise e discussão de trabalhos na área da ludicidade matemática, tendo em vista a relevância deste tema para o processo ensino e aprendizagem do cenário educacional atual. Foi possível constatar através da pesquisa bibliográfica e experimental que o material lúdico tem grande aceitação junto a alunos e professores, uma vez que se percebe uma fervorosa participação dos alunos nas aulas, despertando motivação e oportunizando também o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos matemáticos. Ao final, pode-se concluir que ao propiciar um ambiente lúdico, estamos possibilitando a formação de cidadãos criativos e autônomos capazes de agir de acordo com valores morais, étnicos e sociais, tornando assim, as aulas de Matemática mais interessantes, motivadoras, prazerosas e desafiantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA17_ID800_19082017121452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILEIDE VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSILEIDE" "autor_email" => "ro-pequenanotavel@hotmail" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL PADRE AURÉLIO GÓIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31034 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 316 "inscrito_id" => 800 "titulo" => "A LUDICIDADE E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Sabe-se, atualmente, que a utilização de metodologias lúdicas é restrita a poucos educadores que estão insatisfeitos com sua prática docente e buscam soluções alternativas, significativas, prazerosas e espontâneas, voltadas para o desenvolvimento de valores e atitudes, com intenção de mudar o ensino tradicional da Matemática e transformá-la numa forma criativa e atraente, que leve o educando a se envolver cada vez mais num ensino inovador estimulando assim o raciocínio e a capacidade de superar diferentes dificuldades de aprendizagem. A presente pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de mostrar os benefícios de adotar uma metodologia lúdica, onde é possível desenvolver o raciocínio lógico-matemático do aluno resgatando para descrição e análise, uma prática inovadora e que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. O referente trabalho é fundamentado em revisão bibliográfica, com estudo voltado para análise e discussão de trabalhos na área da ludicidade matemática, tendo em vista a relevância deste tema para o processo ensino e aprendizagem do cenário educacional atual. Foi possível constatar através da pesquisa bibliográfica e experimental que o material lúdico tem grande aceitação junto a alunos e professores, uma vez que se percebe uma fervorosa participação dos alunos nas aulas, despertando motivação e oportunizando também o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos matemáticos. Ao final, pode-se concluir que ao propiciar um ambiente lúdico, estamos possibilitando a formação de cidadãos criativos e autônomos capazes de agir de acordo com valores morais, étnicos e sociais, tornando assim, as aulas de Matemática mais interessantes, motivadoras, prazerosas e desafiantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA17_ID800_19082017121452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILEIDE VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSILEIDE" "autor_email" => "ro-pequenanotavel@hotmail" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL PADRE AURÉLIO GÓIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }