O presente artigo é uma proposta a ser desenvolvida no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Maria das Chagas Candeia, situada na Rua Joaquim Amaro, s/n Bairro Monte Castelo, Patos-PB, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da aprendizagem da leitura dos alunos através das fábulas e contos. É uma pesquisa de cunho bibliográfico, que se caracteriza por: a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exibido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. (GIL, 1993, p. 65) referencial teórico e fundamentada em vários autores: Ferreiro, Freire, Teberosky, Weisz, Cagliari e Martins. Entre os elementos estudados enfatizamos: os diversos conceitos, a importância, os tipos e níveis de leitura, etc. tentando perceber qual o valor e o espaço dado à leitura pela escola e professores e o que aprendizagem desta pode determinar/definir na vida das crianças. Acreditamos que ao ser alfabetizada, ao aprender a dominar as palavras, ao iniciar um relacionamento com os livros, a criança começa a ser gradativamente introduzida num mundo de oportunidade. Sabemos também da forte influência dos professores na formação de seus alunos e, esta influência, no que diz respeito ao gosto pela leitura, vai depender do grau de afetividade do docente com o hábito de ler. Buscamos, desde já como, previamente explicitado aquecer a comunidade acadêmica em busca de novos caminhos à trilhar em novas metodologias e recursos.