JÚNIOR, Manoel Luiz De Souza et al.. Percusos na prática pedagógica de matemática. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/380>. Acesso em: 24/11/2024 23:00
INTRODUÇÃO. Oobjetivo deste trabalho é fazer um estudo comparativo entre metodologias diferentes adotadas em duas salas de aula do 7ºano do ensino fundamental. METODOLOGIA .Em uma das salas foi adotada uma metodologia que pode ser denominada de metodologia tradicional de ensino, na outra sala foi adotada uma metodologia que se aproxima do modelo de cooperação investigativa (Modelo CI) proposto por Alro e Skvsmose (2006). Para coletar os dados foi realizada uma pesquisa-ação com anotações em um diário de campo. RESULTADOS. Observamos que na sala de aula onde foi adotada a metodologia tradicional os alunos são sempre passivos, diferente dos alunos da turma onde foi trabalhado o modelo CI. CONCLUSÃO. Na sala de aula orientada pelo modelo CI os alunos apresentam um melhor desempenho na aprendizagem de matemática.