NOBREGA, Patricia Ferreira et al.. Ler é bom! experimente! experiência pedagogica. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3908>. Acesso em: 25/11/2024 01:12
O presente trabalho tem por objetivo relatar nossa experiência de bolsistas do PIBID/CAPES/UEPB - Subprojeto Pedagogia -, com uma turma do 5º ano, numa escola da rede estadual de ensino, na cidade de Campina Grande - Paraíba. Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos aqui o projeto intitulado Ler é bom! Experimente! cujo foco foi o desenvolvimento da habilidade de ler diferentes gêneros textuais. Metodologicamente, fizemos análise da realidade, preparamos o projeto e o planejamento das aulas, estudamos conteúdos para elaborar as atividades e buscamos os recursos didáticos que contribuíssem para a aprendizagem dos alunos. O resultado positivo da realização deste trabalho foi percebido em produções e em depoimentos dos alunos, da professora supervisora e da gestora da instituição. Para nós, a realização desse Projeto proporcionou uma experiência de iniciação à docência muito expressiva, o que vem contribuir para o nosso processo de formação em licenciatura.