Este trabalho registra uma das ações desenvolvidas pelo subprojeto do PIBID/UFCG Educação do Campo: lugar do Aprender Docente, que foi implementada na Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz situada no Município de Sumé - PB, nas turmas do 8ª ano durante as aulas de práticas agrícolas. Foi organizado e desenvolvido um projeto didático denominado a “Importância da florística e do umbuzeiro para o semiárido”, cujo objetivo foi refletir com os estudantes questões relacionadas ao meio ambiente a partir da flora do semiárido e das suas potencialidades na perspectiva da convivência ambiental e econômica da região. As estratégias foram centradas na sensibilização inicial para a problemática ambiental do semiárido, as práticas inadequadas que são realizadas nas comunidades, os conhecimentos científicos em torno desta florística, seus usos e potencialidades dentro da região. A elaboração de um jogo didático para identificação e conhecimento desta florística foi uma estratégia didática que despertou a curiosidade e o envolvimento no debate dos estudantes, e motivou sua participação no Festival do Umbu atividade desenvolvida pela escola para a comunidade.