TROPEÇANDO NO “ACHISMO”, SAINDO DO SENSO COMUM: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/SOCIOLOGIA/ UFCG-CH.
"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4126 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 194 "titulo" => "TROPEÇANDO NO “ACHISMO”, SAINDO DO SENSO COMUM: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/SOCIOLOGIA/ UFCG-CH." "resumo" => "Com este trabalho temos o objetivo de trazer uma breve discussão baseada na observação e atuação das alunas Ângela Silva Barbosa e Valéria Patrícia Araújo Silva, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID da Universidade Federal de Campina Grande/CH, a partir do acompanhamento das aulas de sociologia, ministrada na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida. O trabalho parte da premissa de que à sociologia se debruça sobre fenômenos sociais que afetam o nosso dia a dia e que de alguma maneira busca promover entre os e as estudantes de sociologia a problematização das opiniões do senso comum, a desnaturalização e o estranhamento da realidade social. Assim nosso trabalho destaca que o ensino da sociologia na referida escola, torna-se marginalizado, no sentido de que os estudantes não compreendem a sociologia como uma disciplina relevante para sua formação profissional. Deste modo, conseguimos observar que a maioria dos alunos não considera a sociologia como ciência capaz de pensar os fenômenos sociais em suas complexidades baseada em conceitos epistemológicos, e percebemos ainda, que estes chegam à sala de aula, incutidos de valores morais, tendo uma visão sobre os aspectos sociais baseados em senso comum, acreditando que a sociologia da educação básica é centrada na descrição dos fatos sociais, sem análise crítica e embasamento teórico. Portanto, buscamos destacar que o ensino da sociologia não é senso comum tampouco "conversa de botequim". Assim, nós, como alunas bolsistas do PIBID Sociologia/CH, procuraremos mostrar a relevância deste programa na observação e análise do ensino desta disciplina no Ensino Médio Básico, assim como sua contribuição na construção do ensino da Sociologia como um instrumento de reflexão e análise da vida social, através da prática em sala de aula." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_194_06fe80890d9018216d30d05fc03dc0a5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA PATRÍCIA ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA ARAÚJO" "autor_email" => "lelinha_araujo5@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4126 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 194 "titulo" => "TROPEÇANDO NO “ACHISMO”, SAINDO DO SENSO COMUM: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/SOCIOLOGIA/ UFCG-CH." "resumo" => "Com este trabalho temos o objetivo de trazer uma breve discussão baseada na observação e atuação das alunas Ângela Silva Barbosa e Valéria Patrícia Araújo Silva, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID da Universidade Federal de Campina Grande/CH, a partir do acompanhamento das aulas de sociologia, ministrada na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida. O trabalho parte da premissa de que à sociologia se debruça sobre fenômenos sociais que afetam o nosso dia a dia e que de alguma maneira busca promover entre os e as estudantes de sociologia a problematização das opiniões do senso comum, a desnaturalização e o estranhamento da realidade social. Assim nosso trabalho destaca que o ensino da sociologia na referida escola, torna-se marginalizado, no sentido de que os estudantes não compreendem a sociologia como uma disciplina relevante para sua formação profissional. Deste modo, conseguimos observar que a maioria dos alunos não considera a sociologia como ciência capaz de pensar os fenômenos sociais em suas complexidades baseada em conceitos epistemológicos, e percebemos ainda, que estes chegam à sala de aula, incutidos de valores morais, tendo uma visão sobre os aspectos sociais baseados em senso comum, acreditando que a sociologia da educação básica é centrada na descrição dos fatos sociais, sem análise crítica e embasamento teórico. Portanto, buscamos destacar que o ensino da sociologia não é senso comum tampouco "conversa de botequim". Assim, nós, como alunas bolsistas do PIBID Sociologia/CH, procuraremos mostrar a relevância deste programa na observação e análise do ensino desta disciplina no Ensino Médio Básico, assim como sua contribuição na construção do ensino da Sociologia como um instrumento de reflexão e análise da vida social, através da prática em sala de aula." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_194_06fe80890d9018216d30d05fc03dc0a5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA PATRÍCIA ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA ARAÚJO" "autor_email" => "lelinha_araujo5@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }