No mundo acadêmico há muitas oportunidades de crescimento profissional, entre estas o PIBID, oportunidade que possibilita um encontro com a realidade escolar. Nós bolsistas realizamos pesquisas sobre a influencia que exercem diversos países da fala hispânica para incrementar nossas práticas docentes. A culminância do projeto foi festejada com apresentações culturais elaboradas pelos alunos, além de uma viagem a uma comunidade cigana em Sousa, sertão paraibano, para proporcionar aos alunos o contato com uma cultura diferente daquela a qual encontram-se inseridos. Além da prática em sala de aula, o projeto maior abarca as pesquisas realizadas pelos bolsista com o objetivo de melhorar a prática do ensino nas escolas públicas a partir da abordagem de gêneros textuais em sala de aula, aproximando os alunos à língua espanhola e trazendo à sala métodos menos teóricos e mais interdisciplinares para facilitar a aprendizagem. O projeto funciona como um incentivo ao desenvolvimento das principais competências comunicativas básicas: Compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita. Assim, o projeto é elaborado de maneira a fazer com que os alunos desenvolvam seus talentos a partir da elaboração de materiais autênticos com a familiarização do gênero, elaboração de materiais mais próximos ao contexto do grupo que está sendo beneficiado com o projeto, assim possibilitando uma melhor observação e consequentemente uma melhoria no tocante ao aprendizado discente. Nosso trabalho baseia-se em a teoria de aprendizagem de Lev Semionovich Vygotsky, Karl Friedrich Krause, Francisco Giner de los Ríos e Julián Sanz del Río.