PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICAEloísa Carla da Silva Rocha (UFCG); Maria Carleanne Fernades dos Santos (UFCG) O presente artigo tem por objetivo tratar sobre as discussões relacionadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID/UFCG-CDSA- Sociologia/ Sumé-Pb. Tendo em vista que, o programa busca estimular e formar os graduandos do curso de Licenciatura para atuar no ensino de Sociologia em Escolas Públicas da Educação Básica, além de possibilitar ao alunado do Ensino Médio o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico sobre a realidade em que estes estão inseridos. De tal modo, que uma das variáveis indispensáveis para a melhoria do Ensino Médio é a formação do professor. As atividades desenvolvidas pelo Programa PIBID são realizadas pelo Subprojeto Trilhas, Saberes e Lugares da Docência em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. Neste sentido, apontaremos os objetivos alcançados e propostas a serem desenvolvidas. Contudo, o PIBID/Sociologia é um projeto de extrema importância para a melhoria do ensino da disciplina no Ensino Médio, pois é o próprio docente através de sua prática didática, quem conduzirá o processo de ensino aprendizagem dos discentes deste nível de ensino na escola. Objetivamos através deste artigo, expor as experiências vivenciadas pelo PIBID/Sociologia, uma vez que, o subprojeto além da atuação na rede básica de ensino, incentiva a formação dos docentes de nível superior para uma futura atuação na área, ademais, ele auxilia na atuação do professor, melhorando a dinâmica em sala de aula, através de atividades diversificadas e multidisciplinares com o intuito de facilitar e tornar a aula instigante para o aluno do Ensino Médio. Para tanto, o programa nos oferece possibilidades e formas de repassar nosso conhecimento acadêmico para os discentes do Ensino Médio, tendo em vista, que a nossa pretensão é trabalhar a disciplina de sociologia, onde a mesma abrange conhecimentos de outras áreas como: Antropologia e Ciência Política. Nosso artigo tem como ancora teórica as obras:“FILMES NA ESCOLA: Uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio”, Maria Adélia Alves. 2001; PIBID: memórias de iniciação à docência/ José Rodorval Ramalho e Rozenval de Almeida e Sousa. (Orgs). 2013; Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio; Maria Aparecida Bridi. 2010; e, Para que Servem as Escolas? Michael Young; 2007.Referências Bibliográficas:ALVES, Maria Adélia. Filmes na Escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Campinas. 2001. BRIDI, Maria Aparecida. Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio. 1ª ed. 1ª reimpressão. São Paulo. Contexto. 2010; RAMALHO, José Rodorval. e SOUSA, Rozenval de Almeida e. (Orgs). PIBID: memórias de iniciação à docência. Campina Grande: Editora da UFCG, 2013.YOUNG, Michael. Para que Servem as Escolas? Campinas.2007. p. 1287 à 1302. Disponível em < htpp://www.cedes.unicamp.br>.