Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4062
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 51
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICAEloísa Carla da Silva Rocha (UFCG); Maria Carleanne Fernades dos Santos (UFCG) O presente artigo tem por objetivo tratar sobre as discussões relacionadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID/UFCG-CDSA- Sociologia/ Sumé-Pb. Tendo em vista que, o programa busca estimular e formar os graduandos do curso de Licenciatura para atuar no ensino de Sociologia em Escolas Públicas da Educação Básica, além de possibilitar ao alunado do Ensino Médio o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico sobre a realidade em que estes estão inseridos. De tal modo, que uma das variáveis indispensáveis para a melhoria do Ensino Médio é a formação do professor. As atividades desenvolvidas pelo Programa PIBID são realizadas pelo Subprojeto Trilhas, Saberes e Lugares da Docência em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. Neste sentido, apontaremos os objetivos alcançados e propostas a serem desenvolvidas. Contudo, o PIBID/Sociologia é um projeto de extrema importância para a melhoria do ensino da disciplina no Ensino Médio, pois é o próprio docente através de sua prática didática, quem conduzirá o processo de ensino aprendizagem dos discentes deste nível de ensino na escola.  Objetivamos através deste artigo, expor as experiências vivenciadas pelo PIBID/Sociologia, uma vez que, o subprojeto além da atuação na rede básica de ensino, incentiva a formação dos docentes de nível superior para uma futura atuação na área, ademais, ele auxilia na atuação do professor, melhorando a dinâmica em sala de aula, através de atividades diversificadas e multidisciplinares com o intuito de facilitar e tornar a aula instigante para o aluno do Ensino Médio. Para tanto, o programa nos oferece possibilidades e formas de repassar nosso conhecimento acadêmico para os discentes do Ensino Médio, tendo em vista, que a nossa pretensão é trabalhar a disciplina de sociologia, onde a mesma abrange conhecimentos de outras áreas como: Antropologia e Ciência Política. Nosso artigo tem como ancora teórica as obras:“FILMES NA ESCOLA: Uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio”, Maria Adélia Alves. 2001; PIBID: memórias de iniciação à docência/ José Rodorval Ramalho e Rozenval de Almeida e Sousa. (Orgs). 2013; Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio; Maria Aparecida Bridi. 2010; e, Para que Servem as Escolas? Michael Young; 2007.Referências Bibliográficas:ALVES, Maria Adélia. Filmes na Escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio.  Campinas. 2001. BRIDI, Maria Aparecida. Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio. 1ª ed. 1ª reimpressão. São Paulo. Contexto. 2010; RAMALHO, José Rodorval. e SOUSA, Rozenval de Almeida e. (Orgs). PIBID: memórias de iniciação à docência. Campina Grande: Editora da UFCG, 2013.YOUNG, Michael. Para que Servem as Escolas? Campinas.2007. p. 1287 à 1302. Disponível em < htpp://www.cedes.unicamp.br>."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_100_26c0d7e2ca0b9ee6c07f891ca8c9ab54.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELOÍSA CARLA DA SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "ELOÍSA ROCHA"
    "autor_email" => "eloisa.carlaufcg@hotmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4062
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 51
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICAEloísa Carla da Silva Rocha (UFCG); Maria Carleanne Fernades dos Santos (UFCG) O presente artigo tem por objetivo tratar sobre as discussões relacionadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID/UFCG-CDSA- Sociologia/ Sumé-Pb. Tendo em vista que, o programa busca estimular e formar os graduandos do curso de Licenciatura para atuar no ensino de Sociologia em Escolas Públicas da Educação Básica, além de possibilitar ao alunado do Ensino Médio o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico sobre a realidade em que estes estão inseridos. De tal modo, que uma das variáveis indispensáveis para a melhoria do Ensino Médio é a formação do professor. As atividades desenvolvidas pelo Programa PIBID são realizadas pelo Subprojeto Trilhas, Saberes e Lugares da Docência em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. Neste sentido, apontaremos os objetivos alcançados e propostas a serem desenvolvidas. Contudo, o PIBID/Sociologia é um projeto de extrema importância para a melhoria do ensino da disciplina no Ensino Médio, pois é o próprio docente através de sua prática didática, quem conduzirá o processo de ensino aprendizagem dos discentes deste nível de ensino na escola.  Objetivamos através deste artigo, expor as experiências vivenciadas pelo PIBID/Sociologia, uma vez que, o subprojeto além da atuação na rede básica de ensino, incentiva a formação dos docentes de nível superior para uma futura atuação na área, ademais, ele auxilia na atuação do professor, melhorando a dinâmica em sala de aula, através de atividades diversificadas e multidisciplinares com o intuito de facilitar e tornar a aula instigante para o aluno do Ensino Médio. Para tanto, o programa nos oferece possibilidades e formas de repassar nosso conhecimento acadêmico para os discentes do Ensino Médio, tendo em vista, que a nossa pretensão é trabalhar a disciplina de sociologia, onde a mesma abrange conhecimentos de outras áreas como: Antropologia e Ciência Política. Nosso artigo tem como ancora teórica as obras:“FILMES NA ESCOLA: Uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio”, Maria Adélia Alves. 2001; PIBID: memórias de iniciação à docência/ José Rodorval Ramalho e Rozenval de Almeida e Sousa. (Orgs). 2013; Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio; Maria Aparecida Bridi. 2010; e, Para que Servem as Escolas? Michael Young; 2007.Referências Bibliográficas:ALVES, Maria Adélia. Filmes na Escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio.  Campinas. 2001. BRIDI, Maria Aparecida. Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio. 1ª ed. 1ª reimpressão. São Paulo. Contexto. 2010; RAMALHO, José Rodorval. e SOUSA, Rozenval de Almeida e. (Orgs). PIBID: memórias de iniciação à docência. Campina Grande: Editora da UFCG, 2013.YOUNG, Michael. Para que Servem as Escolas? Campinas.2007. p. 1287 à 1302. Disponível em < htpp://www.cedes.unicamp.br>."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_100_26c0d7e2ca0b9ee6c07f891ca8c9ab54.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELOÍSA CARLA DA SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "ELOÍSA ROCHA"
    "autor_email" => "eloisa.carlaufcg@hotmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICAEloísa Carla da Silva Rocha (UFCG); Maria Carleanne Fernades dos Santos (UFCG) O presente artigo tem por objetivo tratar sobre as discussões relacionadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID/UFCG-CDSA- Sociologia/ Sumé-Pb. Tendo em vista que, o programa busca estimular e formar os graduandos do curso de Licenciatura para atuar no ensino de Sociologia em Escolas Públicas da Educação Básica, além de possibilitar ao alunado do Ensino Médio o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico sobre a realidade em que estes estão inseridos. De tal modo, que uma das variáveis indispensáveis para a melhoria do Ensino Médio é a formação do professor. As atividades desenvolvidas pelo Programa PIBID são realizadas pelo Subprojeto Trilhas, Saberes e Lugares da Docência em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. Neste sentido, apontaremos os objetivos alcançados e propostas a serem desenvolvidas. Contudo, o PIBID/Sociologia é um projeto de extrema importância para a melhoria do ensino da disciplina no Ensino Médio, pois é o próprio docente através de sua prática didática, quem conduzirá o processo de ensino aprendizagem dos discentes deste nível de ensino na escola. Objetivamos através deste artigo, expor as experiências vivenciadas pelo PIBID/Sociologia, uma vez que, o subprojeto além da atuação na rede básica de ensino, incentiva a formação dos docentes de nível superior para uma futura atuação na área, ademais, ele auxilia na atuação do professor, melhorando a dinâmica em sala de aula, através de atividades diversificadas e multidisciplinares com o intuito de facilitar e tornar a aula instigante para o aluno do Ensino Médio. Para tanto, o programa nos oferece possibilidades e formas de repassar nosso conhecimento acadêmico para os discentes do Ensino Médio, tendo em vista, que a nossa pretensão é trabalhar a disciplina de sociologia, onde a mesma abrange conhecimentos de outras áreas como: Antropologia e Ciência Política. Nosso artigo tem como ancora teórica as obras:“FILMES NA ESCOLA: Uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio”, Maria Adélia Alves. 2001; PIBID: memórias de iniciação à docência/ José Rodorval Ramalho e Rozenval de Almeida e Sousa. (Orgs). 2013; Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio; Maria Aparecida Bridi. 2010; e, Para que Servem as Escolas? Michael Young; 2007.Referências Bibliográficas:ALVES, Maria Adélia. Filmes na Escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Campinas. 2001. BRIDI, Maria Aparecida. Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio. 1ª ed. 1ª reimpressão. São Paulo. Contexto. 2010; RAMALHO, José Rodorval. e SOUSA, Rozenval de Almeida e. (Orgs). PIBID: memórias de iniciação à docência. Campina Grande: Editora da UFCG, 2013.YOUNG, Michael. Para que Servem as Escolas? Campinas.2007. p. 1287 à 1302. Disponível em < htpp://www.cedes.unicamp.br>.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.