PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA
"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4062 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 100 "titulo" => "PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICAEloísa Carla da Silva Rocha (UFCG); Maria Carleanne Fernades dos Santos (UFCG) O presente artigo tem por objetivo tratar sobre as discussões relacionadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID/UFCG-CDSA- Sociologia/ Sumé-Pb. Tendo em vista que, o programa busca estimular e formar os graduandos do curso de Licenciatura para atuar no ensino de Sociologia em Escolas Públicas da Educação Básica, além de possibilitar ao alunado do Ensino Médio o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico sobre a realidade em que estes estão inseridos. De tal modo, que uma das variáveis indispensáveis para a melhoria do Ensino Médio é a formação do professor. As atividades desenvolvidas pelo Programa PIBID são realizadas pelo Subprojeto Trilhas, Saberes e Lugares da Docência em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. Neste sentido, apontaremos os objetivos alcançados e propostas a serem desenvolvidas. Contudo, o PIBID/Sociologia é um projeto de extrema importância para a melhoria do ensino da disciplina no Ensino Médio, pois é o próprio docente através de sua prática didática, quem conduzirá o processo de ensino aprendizagem dos discentes deste nível de ensino na escola. Objetivamos através deste artigo, expor as experiências vivenciadas pelo PIBID/Sociologia, uma vez que, o subprojeto além da atuação na rede básica de ensino, incentiva a formação dos docentes de nível superior para uma futura atuação na área, ademais, ele auxilia na atuação do professor, melhorando a dinâmica em sala de aula, através de atividades diversificadas e multidisciplinares com o intuito de facilitar e tornar a aula instigante para o aluno do Ensino Médio. Para tanto, o programa nos oferece possibilidades e formas de repassar nosso conhecimento acadêmico para os discentes do Ensino Médio, tendo em vista, que a nossa pretensão é trabalhar a disciplina de sociologia, onde a mesma abrange conhecimentos de outras áreas como: Antropologia e Ciência Política. Nosso artigo tem como ancora teórica as obras:“FILMES NA ESCOLA: Uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio”, Maria Adélia Alves. 2001; PIBID: memórias de iniciação à docência/ José Rodorval Ramalho e Rozenval de Almeida e Sousa. (Orgs). 2013; Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio; Maria Aparecida Bridi. 2010; e, Para que Servem as Escolas? Michael Young; 2007.Referências Bibliográficas:ALVES, Maria Adélia. Filmes na Escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Campinas. 2001. BRIDI, Maria Aparecida. Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio. 1ª ed. 1ª reimpressão. São Paulo. Contexto. 2010; RAMALHO, José Rodorval. e SOUSA, Rozenval de Almeida e. (Orgs). PIBID: memórias de iniciação à docência. Campina Grande: Editora da UFCG, 2013.YOUNG, Michael. Para que Servem as Escolas? Campinas.2007. p. 1287 à 1302. Disponível em < htpp://www.cedes.unicamp.br>." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_100_26c0d7e2ca0b9ee6c07f891ca8c9ab54.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELOÍSA CARLA DA SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ELOÍSA ROCHA" "autor_email" => "eloisa.carlaufcg@hotmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4062 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 100 "titulo" => "PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "PIBID: UMA TROCA DE SABERES ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICAEloísa Carla da Silva Rocha (UFCG); Maria Carleanne Fernades dos Santos (UFCG) O presente artigo tem por objetivo tratar sobre as discussões relacionadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID/UFCG-CDSA- Sociologia/ Sumé-Pb. Tendo em vista que, o programa busca estimular e formar os graduandos do curso de Licenciatura para atuar no ensino de Sociologia em Escolas Públicas da Educação Básica, além de possibilitar ao alunado do Ensino Médio o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico sobre a realidade em que estes estão inseridos. De tal modo, que uma das variáveis indispensáveis para a melhoria do Ensino Médio é a formação do professor. As atividades desenvolvidas pelo Programa PIBID são realizadas pelo Subprojeto Trilhas, Saberes e Lugares da Docência em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. Neste sentido, apontaremos os objetivos alcançados e propostas a serem desenvolvidas. Contudo, o PIBID/Sociologia é um projeto de extrema importância para a melhoria do ensino da disciplina no Ensino Médio, pois é o próprio docente através de sua prática didática, quem conduzirá o processo de ensino aprendizagem dos discentes deste nível de ensino na escola. Objetivamos através deste artigo, expor as experiências vivenciadas pelo PIBID/Sociologia, uma vez que, o subprojeto além da atuação na rede básica de ensino, incentiva a formação dos docentes de nível superior para uma futura atuação na área, ademais, ele auxilia na atuação do professor, melhorando a dinâmica em sala de aula, através de atividades diversificadas e multidisciplinares com o intuito de facilitar e tornar a aula instigante para o aluno do Ensino Médio. Para tanto, o programa nos oferece possibilidades e formas de repassar nosso conhecimento acadêmico para os discentes do Ensino Médio, tendo em vista, que a nossa pretensão é trabalhar a disciplina de sociologia, onde a mesma abrange conhecimentos de outras áreas como: Antropologia e Ciência Política. Nosso artigo tem como ancora teórica as obras:“FILMES NA ESCOLA: Uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio”, Maria Adélia Alves. 2001; PIBID: memórias de iniciação à docência/ José Rodorval Ramalho e Rozenval de Almeida e Sousa. (Orgs). 2013; Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio; Maria Aparecida Bridi. 2010; e, Para que Servem as Escolas? Michael Young; 2007.Referências Bibliográficas:ALVES, Maria Adélia. Filmes na Escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Campinas. 2001. BRIDI, Maria Aparecida. Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio. 1ª ed. 1ª reimpressão. São Paulo. Contexto. 2010; RAMALHO, José Rodorval. e SOUSA, Rozenval de Almeida e. (Orgs). PIBID: memórias de iniciação à docência. Campina Grande: Editora da UFCG, 2013.YOUNG, Michael. Para que Servem as Escolas? Campinas.2007. p. 1287 à 1302. Disponível em < htpp://www.cedes.unicamp.br>." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_100_26c0d7e2ca0b9ee6c07f891ca8c9ab54.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELOÍSA CARLA DA SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ELOÍSA ROCHA" "autor_email" => "eloisa.carlaufcg@hotmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }