UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: A CONFIGURAÇÃO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA NA PRODUÇÃO DA RESENHA ESCOLAR
"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4075 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 73 "inscrito_id" => 211 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: A CONFIGURAÇÃO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA NA PRODUÇÃO DA RESENHA ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho busca avaliar como a competência crítica de alunos do ensino fundamental II configura-se nas produções de resenha escolar. Desse modo, movidos pelo interesse em trabalhar com atividades que envolvam, de forma integrada, a leitura, escrita e análise linguística a partir da promoção de gênero escrito, foi desenvolvida, mediante as atividades de intervenção do subprojeto PIBID/LETRAS/UFCG, uma oficina com foco na produção do gênero resenha escolar, com o intuito de propiciar condições efetivas de escrita a partir da avaliação de curta-metragens, como também de desenvolver a competência crítica – especificamente em relação ao julgamento de valor – nos alunos/participantes. Para isso, destacamos as etapas de escrita e reescrita do gênero durante o período da oficina, o contexto de produção em que os participantes estavam inseridos, como também o encaminhamento que os ministrantes bolsistas concediam para a produção textual. Diante da análise das produções escritas, foram constatadas algumas peculiaridades nas resenhas produzidas pelos alunos: dificuldades no tocante à progressão das ideias, bem como a materialização da competência crítica – aspecto importante para a produção do gênero em questão – feita de forma discreta. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Machado et al. (2004) e Motta-Roth & Hendges (2010), nas orientações do PCN de Língua Portuguesa (1998) e em Antunes (2003)." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_211_88bfe2d3174eb9e6ea71483aaccce3c9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HERMANO OLIVEIRA" "autor_email" => "hermanoliveira.letras@hot" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4075 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 73 "inscrito_id" => 211 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: A CONFIGURAÇÃO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA NA PRODUÇÃO DA RESENHA ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho busca avaliar como a competência crítica de alunos do ensino fundamental II configura-se nas produções de resenha escolar. Desse modo, movidos pelo interesse em trabalhar com atividades que envolvam, de forma integrada, a leitura, escrita e análise linguística a partir da promoção de gênero escrito, foi desenvolvida, mediante as atividades de intervenção do subprojeto PIBID/LETRAS/UFCG, uma oficina com foco na produção do gênero resenha escolar, com o intuito de propiciar condições efetivas de escrita a partir da avaliação de curta-metragens, como também de desenvolver a competência crítica – especificamente em relação ao julgamento de valor – nos alunos/participantes. Para isso, destacamos as etapas de escrita e reescrita do gênero durante o período da oficina, o contexto de produção em que os participantes estavam inseridos, como também o encaminhamento que os ministrantes bolsistas concediam para a produção textual. Diante da análise das produções escritas, foram constatadas algumas peculiaridades nas resenhas produzidas pelos alunos: dificuldades no tocante à progressão das ideias, bem como a materialização da competência crítica – aspecto importante para a produção do gênero em questão – feita de forma discreta. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Machado et al. (2004) e Motta-Roth & Hendges (2010), nas orientações do PCN de Língua Portuguesa (1998) e em Antunes (2003)." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_211_88bfe2d3174eb9e6ea71483aaccce3c9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HERMANO OLIVEIRA" "autor_email" => "hermanoliveira.letras@hot" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }