Este trabalho busca avaliar como a competência crítica de alunos do ensino fundamental II configura-se nas produções de resenha escolar. Desse modo, movidos pelo interesse em trabalhar com atividades que envolvam, de forma integrada, a leitura, escrita e análise linguística a partir da promoção de gênero escrito, foi desenvolvida, mediante as atividades de intervenção do subprojeto PIBID/LETRAS/UFCG, uma oficina com foco na produção do gênero resenha escolar, com o intuito de propiciar condições efetivas de escrita a partir da avaliação de curta-metragens, como também de desenvolver a competência crítica – especificamente em relação ao julgamento de valor – nos alunos/participantes. Para isso, destacamos as etapas de escrita e reescrita do gênero durante o período da oficina, o contexto de produção em que os participantes estavam inseridos, como também o encaminhamento que os ministrantes bolsistas concediam para a produção textual. Diante da análise das produções escritas, foram constatadas algumas peculiaridades nas resenhas produzidas pelos alunos: dificuldades no tocante à progressão das ideias, bem como a materialização da competência crítica – aspecto importante para a produção do gênero em questão – feita de forma discreta. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Machado et al. (2004) e Motta-Roth & Hendges (2010), nas orientações do PCN de Língua Portuguesa (1998) e em Antunes (2003).