Atualmente vários autores vêm relatando a eficácia do modelo de ensino baseado na pedagogia por projeto. Nessa estratégia de ensino, os alunos realizam atividades sob a orientação do professor, destinadas a criação situações de aprendizagem mais dinâmicas e efetivas, proporcionando a formação de sujeitos críticos. Diante desses pressupostos, o PIBID-Quimica desenvolveu um projeto de ensino intitulado “Avaliação do impacto ambiental dos resíduos urbanos da cidade de Cuité-PB” com a pretensão de chamar a atenção do alunado de duas turmas do 2º Ano do ensino médio da escola Orlando Venâncio dos Santos, pertencente à Rede Estadual de Ensino da Paraíba, para poluição do solo e da água causado pela disposição a céu aberto dos resíduos urbanos da referida cidade. Para tanto, através de uma situação de aprendizagem, os alunos foram instigados a trabalhar em grupo, gerenciar conflito de idéias e mostrar seu conhecimento crítico diante de um problema real de seu cotidiano. Ao final das atividades os alunos compreenderam muito além dos conceitos químicos envolvidos, estes aprenderam a real problemática sobre a destinação final dos resíduos sólidos, gerados pela população de Cuité, numa área verde afastadas do centro urbano, comprometendo o solo, a água e a vegetação da área envolta do lixão.