Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4055
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 35
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC"
    "resumo" => "Diariamente vemos em jornais, revistas e outros meios de comunicação os diversos problemas enfrentados pelas as áreas de conhecimento que compõem o corpo educacional do nosso país. A matemática como é uma das disciplinas que apresenta um dos maiores índices de reprovação e insatisfação por parte dos que a estudam, há algum tempo vem sendo alvo de constantes reformas curriculares, que objetivam propor métodos alternativos de ensino que torne o processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Dentre estas propostas está à utilização em sala de aula de “Materiais Didáticos Manipuláveis”, que segundo Passos (2006, p.78), “materiais devem servir como mediadores para facilitar a relação professor/aluno/conhecimento no momento em que um saber está sendo construído”.Consoante com Passos (2006, p.78), Fiorentini e Miorim (1990) afirma que “o material didático é de fundamental importância para que ocorra uma aprendizagem significativa, visto que o aluno tem o direito de aprender de modo que saiba o que e por que está fazendo”. É nesse contexto em que o PIBID/Matemática do Campus de Campina Grande da UFCG está inserido, atuando com uma metodologia diferenciada, no ensino de Matemática, desenvolvendo ações que propõe a construção e manuseio de materiais manipuláveis como: jogos, sólidos geométricos, geoplanos, geoespaços entre outros, visando motivar os alunos das escolas parceiras a estudarem a matemática através de atividades lúdicas e fazer com que os futuros professores despertem para a importância destes materiais."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_35_2a3c2f9a243148cef9e0a2ffcbe5bcaa.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHIEGO VIEIRA DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "DHIEGO AMARAL"
    "autor_email" => "dhiegoamaral15@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4055
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 35
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC"
    "resumo" => "Diariamente vemos em jornais, revistas e outros meios de comunicação os diversos problemas enfrentados pelas as áreas de conhecimento que compõem o corpo educacional do nosso país. A matemática como é uma das disciplinas que apresenta um dos maiores índices de reprovação e insatisfação por parte dos que a estudam, há algum tempo vem sendo alvo de constantes reformas curriculares, que objetivam propor métodos alternativos de ensino que torne o processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Dentre estas propostas está à utilização em sala de aula de “Materiais Didáticos Manipuláveis”, que segundo Passos (2006, p.78), “materiais devem servir como mediadores para facilitar a relação professor/aluno/conhecimento no momento em que um saber está sendo construído”.Consoante com Passos (2006, p.78), Fiorentini e Miorim (1990) afirma que “o material didático é de fundamental importância para que ocorra uma aprendizagem significativa, visto que o aluno tem o direito de aprender de modo que saiba o que e por que está fazendo”. É nesse contexto em que o PIBID/Matemática do Campus de Campina Grande da UFCG está inserido, atuando com uma metodologia diferenciada, no ensino de Matemática, desenvolvendo ações que propõe a construção e manuseio de materiais manipuláveis como: jogos, sólidos geométricos, geoplanos, geoespaços entre outros, visando motivar os alunos das escolas parceiras a estudarem a matemática através de atividades lúdicas e fazer com que os futuros professores despertem para a importância destes materiais."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_35_2a3c2f9a243148cef9e0a2ffcbe5bcaa.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHIEGO VIEIRA DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "DHIEGO AMARAL"
    "autor_email" => "dhiegoamaral15@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

Diariamente vemos em jornais, revistas e outros meios de comunicação os diversos problemas enfrentados pelas as áreas de conhecimento que compõem o corpo educacional do nosso país. A matemática como é uma das disciplinas que apresenta um dos maiores índices de reprovação e insatisfação por parte dos que a estudam, há algum tempo vem sendo alvo de constantes reformas curriculares, que objetivam propor métodos alternativos de ensino que torne o processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Dentre estas propostas está à utilização em sala de aula de “Materiais Didáticos Manipuláveis”, que segundo Passos (2006, p.78), “materiais devem servir como mediadores para facilitar a relação professor/aluno/conhecimento no momento em que um saber está sendo construído”.Consoante com Passos (2006, p.78), Fiorentini e Miorim (1990) afirma que “o material didático é de fundamental importância para que ocorra uma aprendizagem significativa, visto que o aluno tem o direito de aprender de modo que saiba o que e por que está fazendo”. É nesse contexto em que o PIBID/Matemática do Campus de Campina Grande da UFCG está inserido, atuando com uma metodologia diferenciada, no ensino de Matemática, desenvolvendo ações que propõe a construção e manuseio de materiais manipuláveis como: jogos, sólidos geométricos, geoplanos, geoespaços entre outros, visando motivar os alunos das escolas parceiras a estudarem a matemática através de atividades lúdicas e fazer com que os futuros professores despertem para a importância destes materiais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.