Diariamente vemos em jornais, revistas e outros meios de comunicação os diversos problemas enfrentados pelas as áreas de conhecimento que compõem o corpo educacional do nosso país. A matemática como é uma das disciplinas que apresenta um dos maiores índices de reprovação e insatisfação por parte dos que a estudam, há algum tempo vem sendo alvo de constantes reformas curriculares, que objetivam propor métodos alternativos de ensino que torne o processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Dentre estas propostas está à utilização em sala de aula de “Materiais Didáticos Manipuláveis”, que segundo Passos (2006, p.78), “materiais devem servir como mediadores para facilitar a relação professor/aluno/conhecimento no momento em que um saber está sendo construído”.Consoante com Passos (2006, p.78), Fiorentini e Miorim (1990) afirma que “o material didático é de fundamental importância para que ocorra uma aprendizagem significativa, visto que o aluno tem o direito de aprender de modo que saiba o que e por que está fazendo”. É nesse contexto em que o PIBID/Matemática do Campus de Campina Grande da UFCG está inserido, atuando com uma metodologia diferenciada, no ensino de Matemática, desenvolvendo ações que propõe a construção e manuseio de materiais manipuláveis como: jogos, sólidos geométricos, geoplanos, geoespaços entre outros, visando motivar os alunos das escolas parceiras a estudarem a matemática através de atividades lúdicas e fazer com que os futuros professores despertem para a importância destes materiais.