O nosso trabalho tem como principal finalidade evidenciar em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) influencia para uma formação qualificada de estudantes de Licenciaturas em Sociologia. Dessa forma, objetivamos relatar as nossas experiências a partir das atividades desenvolvidas no PIBID/Sociologia no âmbito do subprojeto Trilhas: Saberes e Lugares da Docência da UFCG/CDSA como sendo práticas que inserem o licenciando na sua futura profissão. Entre elas, destacaremos: a experiência compartilhada a partir do Intercâmbio/PIBID, como sendo eventos que proporcionam a troca de experiências entre os bolsistas; práticas em sala de aula, as quais permitem a participação efetiva dos bolsistas na escola, desde a elaboração de planos de aula, até a interação com uma professora experiente e habilitada na área de Sociologia; assim como a produção acadêmica através da participação e publicação de livros e apresentação de trabalhos em eventos regionais e nacionais. Com isso, buscaremos mostrar até que ponto essas experiências contribuem para o enriquecimento didático pedagógico e metodológico, bem como para uma reflexão acerca de melhorias a serem feitas nas aulas de Sociologia. Para tanto, a nossa fundamentação teórica baseia-se nas análises de Arroyo (2009), enfatizando que é necessário recuperar os sujeitos tão centrais nas matrizes mais perenes da teoria pedagógica e Young (2007), argumentando sobre a necessidade do conhecimento especializado nas escolas para que estas possam oferecer ao aluno um conhecimento poderoso e emancipatório. Desse modo, enfatizamos para a necessidade e importância da qualificação dos profissionais da área e como o PIBID tem proporcionado esta experiência e preparação para os futuros docentes. A metodologia adotada consiste na análise qualitativa, visto que buscaremos depreender e avaliar significados, valores e perspectivas dos bolsistas quanto ao supracitado programa. Com efeito, podemos inferir que os conhecimentos adquiridos no PIBID/Sociologia podem ser relevantes no desenvolvimento das atividades de futuros docentes. A participação no referido programa, se constitui em um aprendizado preparatório para atuação em sala de aula.