O presente trabalho busca relatar a importância da leitura e da formação do leitor durante o ensino médio, através de pesquisa bibliográfica e das experiências adquiridas no período de aplicação do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O projeto em discussão ressalta a importância de proporcionar ao estudante de graduação o privilégio de estar mais perto da prática docente e a vivenciar, além de aplicar as teorias aqui propostas. A leitura é aqui o principal foco de discussão e é também a direção a ser seguida na formação analítica e crítica do cidadão na atual sociedade, tendo uma importância crucial para que o indivíduo possa servir de forma consciente ao grupo social ao qual ele está inserido. Desta forma, o projeto aqui citado pretendeu durante os meses de aplicação, suprir as necessidades do aluno além de auxiliar a escola no processo de formação do cidadão, através das práticas de leitura e escrita textuais que seriam adequadas para trabalhar e instigar as capacidades destes alunos assim seria possível haver uma valorosa melhoria na vida acadêmica e social dos educandos.