Este estudo objetiva descrever e enumerar alguns recursos didáticos que se fazem presentes, atualmente, no dia a dia dos estudantes, e, que interferem, direta ou indiretamente, nas atividades da sala de aula, mas, que não são usados de forma favorável à construção dos conhecimentos dos educandos e nem como recurso metodológico, contribuindo com a prática pedagógica docente. Então, para tornar o ambiente escolar mais dinâmico e atraente, especialmente o Ensino das Ciências Naturais, o uso de tais suportes didáticos pode constituir um importante mecanismo, contribuindo para alcançar tal objetivo. Logo, analisando o notório pluralismo dos recursos didáticos que o mundo contemporâneo nos oferece, vamos aqui nos restringir e falar sobre a questão do uso da televisão, da mídia, dos computadores, dos projetores multimídia e da internet, considerando as experiências construídas conosco pelo uso destes instrumentos nas aulas das Ciências Naturais no Ensino Fundamental nas escolas conveniadas com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Subprojeto de Ciências.