O trabalho ora exposto almeja apresentar argumentos que vá de encontro aos discursos propagados desde muito tempo sobre o Nordeste brasileiro e principalmente a respeito da região Semiárida, segundo estes discursos esta região é marcada pela a miséria e pobreza não havendo nenhuma possibilidade de se desenvolver economicamente. Neste, pretende-se de forma sucinta mostrar de que forma ocorreu a disseminação de tais discursos e como a literatura, o cinema, artistas e intelectuais contribuíram neste sentido. Tomaremos por base os autores deste discurso ancorado nos escritos de Araújo (2012), Diniz e Piraux (2011) e Cardoso (2007) bem como nos registros de Batista o qual intitula seu trabalho “Vidas Secas”, “Nordeste seco”: “uma construção regionalista em Graciliano Ramos” em que este apresenta o processo histórico deste discurso que beneficiou e beneficia políticos e a indústria da seca. Nesse sentido, a atuação do PIBID se deu através do projeto “Cinema e Seca” desenvolvido pela Escola Senador José Gaudêncio, conveniada ao programa, que culminou num evento que realizado anualmente na referida escola “Feiras de Ciências e Ciência nas Feiras Com (ns) Ciência e Arte por um Planeta Sustentável” o corrido no dia 23 e 24 de novembro de 2012. O projeto “Cinema e Seca” destacou-se dentre os 43 elaborados por professores da escola, culminando em premiação e contemplação de uma bolsa oriundo da 5ª Região de Ensino da Cidade de Monteiro. Os pibidianos orientaram os discentes através de oficinas e aulas da disciplina Sociologia. A apresentação do projeto ocorreu na tradicional feira de Serra Branca -PB. A metodologia utilizada ancorou-se na abordagem qualitativa, recorrendo à revisão bibliográfica e narração de experiências e vivências Pibidianas. Ao final deste trabalho temos como finalidade mostrar as potencialidades do semiárido Nordestino, buscando desconstruir essa visão estigmatizada do Nordeste como uma região miserável e flagelada, buscando desmitificar esse discurso construído historicamente de “combate à seca”. Bem como demonstrar a relevância do projeto PIBID, visto que este não resume apenas ao conhecimento da sala de aula, levando informação para a comunidade como um todo.