Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

OBSERVANDO O MUNDO MICROSCÓPICO ATRAVÉS DE KITS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4050
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "OBSERVANDO O MUNDO MICROSCÓPICO ATRAVÉS DE KITS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Atualmente o ensino de biologia encontra-se atrelado a diversas problemáticas, dentre as quais, podemos destacar a carência de aulas práticas por falta de laboratórios didáticos. Um laboratório didático no ambiente escolar conduz ao conhecimento da natureza, bem como a interpretação de fenômenos que se processam nas relações dos seres vivos com seus ambientes. Nessa vertente, a realização de atividades práticas é um fator determinante, pois funciona como um meio de envolver o aluno nos temas em pauta, ajudando a tornar a aprendizagem mais eficiente na medida em que torna o aprendizado mais significativo. O objetivo deste projeto é incluir atividades práticas nas aulas de estudo das células e proporcionar de maneira direta o contato de professores e alunos com materiais laboratoriais, integrando a formação teórica e prática. Os trabalhos foram realizados junto com alunos do 3º ano do ensino médio da E. E. E. F. M. Professor Lordão, na cidade de Picuí-PB. As atividades propostas para a visualização de células animais e vegetais foram aplicadas através do desenvolvimento do projeto ‘Aventuras na Ciência’, elaborado por uma equipe de cientistas da USP, que proporcionou para a escola a aquisição de kits ou pequenos laboratórios caseiros de ciências. Cada kit continha um microscópio óptico, e outros materiais pertinentes ao manuseio do mesmo. Ao final da aplicação das seis atividades práticas propostas pelo kit, os alunos foram levados ao laboratório de informática e submetidos a um questionário no qual puderam expressar a experiência vivenciada e também expor sua opinião a respeito das práticas.  Podemos perceber que a utilização de microscópios forneceram subsídios para o desenvolvimento de uma aula dinâmica, despertando a curiosidade e participação dos educandos, pois os mesmos puderam comprovar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria. Dessa forma, os alunos foram capazes de buscar respostas para os seus próprios questionamentos, interagindo de maneira lógica, crítica e reflexiva sobre as situações da vida cotidiana."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_116_b9b2454113a5a01c87cc13985891bc93.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANE LOURENE SOARES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "DAIANE LOURENE"
    "autor_email" => "daianelourene@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4050
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "OBSERVANDO O MUNDO MICROSCÓPICO ATRAVÉS DE KITS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Atualmente o ensino de biologia encontra-se atrelado a diversas problemáticas, dentre as quais, podemos destacar a carência de aulas práticas por falta de laboratórios didáticos. Um laboratório didático no ambiente escolar conduz ao conhecimento da natureza, bem como a interpretação de fenômenos que se processam nas relações dos seres vivos com seus ambientes. Nessa vertente, a realização de atividades práticas é um fator determinante, pois funciona como um meio de envolver o aluno nos temas em pauta, ajudando a tornar a aprendizagem mais eficiente na medida em que torna o aprendizado mais significativo. O objetivo deste projeto é incluir atividades práticas nas aulas de estudo das células e proporcionar de maneira direta o contato de professores e alunos com materiais laboratoriais, integrando a formação teórica e prática. Os trabalhos foram realizados junto com alunos do 3º ano do ensino médio da E. E. E. F. M. Professor Lordão, na cidade de Picuí-PB. As atividades propostas para a visualização de células animais e vegetais foram aplicadas através do desenvolvimento do projeto ‘Aventuras na Ciência’, elaborado por uma equipe de cientistas da USP, que proporcionou para a escola a aquisição de kits ou pequenos laboratórios caseiros de ciências. Cada kit continha um microscópio óptico, e outros materiais pertinentes ao manuseio do mesmo. Ao final da aplicação das seis atividades práticas propostas pelo kit, os alunos foram levados ao laboratório de informática e submetidos a um questionário no qual puderam expressar a experiência vivenciada e também expor sua opinião a respeito das práticas.  Podemos perceber que a utilização de microscópios forneceram subsídios para o desenvolvimento de uma aula dinâmica, despertando a curiosidade e participação dos educandos, pois os mesmos puderam comprovar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria. Dessa forma, os alunos foram capazes de buscar respostas para os seus próprios questionamentos, interagindo de maneira lógica, crítica e reflexiva sobre as situações da vida cotidiana."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_116_b9b2454113a5a01c87cc13985891bc93.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANE LOURENE SOARES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "DAIANE LOURENE"
    "autor_email" => "daianelourene@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

Atualmente o ensino de biologia encontra-se atrelado a diversas problemáticas, dentre as quais, podemos destacar a carência de aulas práticas por falta de laboratórios didáticos. Um laboratório didático no ambiente escolar conduz ao conhecimento da natureza, bem como a interpretação de fenômenos que se processam nas relações dos seres vivos com seus ambientes. Nessa vertente, a realização de atividades práticas é um fator determinante, pois funciona como um meio de envolver o aluno nos temas em pauta, ajudando a tornar a aprendizagem mais eficiente na medida em que torna o aprendizado mais significativo. O objetivo deste projeto é incluir atividades práticas nas aulas de estudo das células e proporcionar de maneira direta o contato de professores e alunos com materiais laboratoriais, integrando a formação teórica e prática. Os trabalhos foram realizados junto com alunos do 3º ano do ensino médio da E. E. E. F. M. Professor Lordão, na cidade de Picuí-PB. As atividades propostas para a visualização de células animais e vegetais foram aplicadas através do desenvolvimento do projeto ‘Aventuras na Ciência’, elaborado por uma equipe de cientistas da USP, que proporcionou para a escola a aquisição de kits ou pequenos laboratórios caseiros de ciências. Cada kit continha um microscópio óptico, e outros materiais pertinentes ao manuseio do mesmo. Ao final da aplicação das seis atividades práticas propostas pelo kit, os alunos foram levados ao laboratório de informática e submetidos a um questionário no qual puderam expressar a experiência vivenciada e também expor sua opinião a respeito das práticas. Podemos perceber que a utilização de microscópios forneceram subsídios para o desenvolvimento de uma aula dinâmica, despertando a curiosidade e participação dos educandos, pois os mesmos puderam comprovar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria. Dessa forma, os alunos foram capazes de buscar respostas para os seus próprios questionamentos, interagindo de maneira lógica, crítica e reflexiva sobre as situações da vida cotidiana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.