Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS VISANDO A APREDIZAGEM EM FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4111
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 352
    "titulo" => "USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS VISANDO A APREDIZAGEM EM FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como  finalidade apresentar as atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Subprojeto de Licenciatura em Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFCG/2011 na escola E.E.E.M.I. Orlando Venâncio dos Santos, localizada no Curimataú paraibano, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem em Física. No desenvolvimento das atividades foram utilizadas ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para ministrar as aulas de acompanhamento para os alunos da referida escola. A inclusão e utilização dessas ferramentas no cotidiano escolar já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social esta crescendo rapidamente. Dentre as TICs utilizadas, destacamos aqui: a Tecnologia Educacional em Física (PhET) e os softwares da Educandus. Diante disto, antes de cada atividade, aplicamos um pré-teste, e após a realização, um pós-teste objetivando identificar se ocorreu nesse processo uma aprendizagem significativa. Obtivemos assim um bom resultado, no qual grande parte dos alunos apresentou uma evolução no trato dos conteúdos trabalhados."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_352_38e545bdbd6a1f361255836b9d4e6fc6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO FERREIRA DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO DUTRA"
    "autor_email" => "renato_dutra_pb@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4111
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 352
    "titulo" => "USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS VISANDO A APREDIZAGEM EM FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como  finalidade apresentar as atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Subprojeto de Licenciatura em Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFCG/2011 na escola E.E.E.M.I. Orlando Venâncio dos Santos, localizada no Curimataú paraibano, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem em Física. No desenvolvimento das atividades foram utilizadas ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para ministrar as aulas de acompanhamento para os alunos da referida escola. A inclusão e utilização dessas ferramentas no cotidiano escolar já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social esta crescendo rapidamente. Dentre as TICs utilizadas, destacamos aqui: a Tecnologia Educacional em Física (PhET) e os softwares da Educandus. Diante disto, antes de cada atividade, aplicamos um pré-teste, e após a realização, um pós-teste objetivando identificar se ocorreu nesse processo uma aprendizagem significativa. Obtivemos assim um bom resultado, no qual grande parte dos alunos apresentou uma evolução no trato dos conteúdos trabalhados."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_352_38e545bdbd6a1f361255836b9d4e6fc6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO FERREIRA DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO DUTRA"
    "autor_email" => "renato_dutra_pb@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar as atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Subprojeto de Licenciatura em Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFCG/2011 na escola E.E.E.M.I. Orlando Venâncio dos Santos, localizada no Curimataú paraibano, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem em Física. No desenvolvimento das atividades foram utilizadas ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para ministrar as aulas de acompanhamento para os alunos da referida escola. A inclusão e utilização dessas ferramentas no cotidiano escolar já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social esta crescendo rapidamente. Dentre as TICs utilizadas, destacamos aqui: a Tecnologia Educacional em Física (PhET) e os softwares da Educandus. Diante disto, antes de cada atividade, aplicamos um pré-teste, e após a realização, um pós-teste objetivando identificar se ocorreu nesse processo uma aprendizagem significativa. Obtivemos assim um bom resultado, no qual grande parte dos alunos apresentou uma evolução no trato dos conteúdos trabalhados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.