O papel do professor no ensino de aprendizagem linguagem/escrita está baseado em uma postura de atuação e interação com o aluno, indicando a eficácia e desenvolvimento da habilidade do aprendiz; devemos saber que é essa postura que desenvolve a habilidade do aluno na educação escolar. Nosso trabalho teve como objetivo na perspectiva discursivo-interacionista compreender como se dá a prática docente do ensino na aquisição da linguagem e escrita, até a formação do aluno. Para realização dessa pesquisa entrevistamos uma professora de uma escola pública situado na cidade de Campina Grande – PB responsável pela área de língua portuguesa do 6° ao 9° ano. Ao comparecer ao local observamos a prática pedagógica do ensino de linguagem e escrita da docente e analisamos atividades de escrita que foram realizadas em sala de aula. Os resultados embora que parciais, demonstram o grau de embasamento teórico e prática pedagógica tradicional que a docente detém.Com o fim de formar o aluno competente o docente precisará aprender a utilizar ferramentas adequadas para obter o êxito do ensino, tomando sempre decisões adequadas para analise correta do conteúdo, constituída por uma formação continuada.