O atual sistema educacional tem buscado desenvolver novas práticas metodológicas no ensino, visando o beneficiamento da relação professor-aluno para o ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar as atividades realizadas pelo PIBID de Geografia da UFCG na Escola Nossa Senhora do Rosário na cidade Campina Grande-PB, através do Projeto Pedagógico intitulado: Para Aprender Cartografia. O projeto surge a partir da dificuldade encontrada pelos professores em utilizar recursos e práticas metodológicas para o ensino de leituras de mapas nas séries do segundo ciclo do ensino fundamental. Como fundamentação metodológica, resultante de uma pesquisa teórica de conteúdos e atividades variadas, buscou-se aplicar aulas teórico-práticas a partir de situações-problemas sugeridas pelo professor, a respeito dos conteúdos a serem trabalhados na formação do conhecimento cartográfico. Como finalização pretendeu-se construir mapas e maquetes para avaliar as habilidades dos alunos, bem como a importância da diversidade metodológica a ser utilizada na construção do conhecimento do aluno.