MEDEIROS, Soliana Nunes et al.. Gincana trigonometria aplicada - gta. Anais ENID UFCG... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4118>. Acesso em: 24/11/2024 19:59
Este trabalho mostra a relevância de se trabalhar a matemática de forma lúdica, utilizando-se de materiais concretos e envolvendo situações voltadas ao senso comum. Em particular, desenvolvemos nossa ação pedagógica por meio de situações problemas em que fosse necessário a interpretação correta dos conceitos de trigonometria e geometria, procurando com isso, relacionar a teoria e a prática, harmonizando o ensino e a aprendizagem. A proposta consistiu em realizar uma gincana voltada ao Ensino de Trigonometria, colocando em disputa as duas turmas do segundo ano do Ensino Médio (Turma A e Turma B) da Escola Orlando Venâncio, Cuité-PB. Todos os desafios foram pensados para realização no ambiente extraclasse. As turmas foram divididas em equipes, onde as mesmas foram submetidas a desafios relacionados a cinco temas específicos. A cada desafio eram atribuidos pontos aferidos pelos bolsistas. Ao final da atividade, tais pontos foram somados e divulgados juntamente com uma avaliação geral da atividade. As ações se desenvolveram por meio de oficinas, onde os alunos competiram saudavelmente entre si, mostrando suas habilidades e domínio do conteúdo. Dentre os temas abordados, destacamos: a Construção do Círculo Trigonométrico, o Teorema de Pitágoras, o Teorema de Tales, Seno e Cosseno e as Relações Métricas nos Triângulos.