Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

DOCÊNCIA COMPARTILHADA: O ELO ENTRE A PRÁXIS DO APRENDER E DO FAZER

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4033
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 476
    "titulo" => "DOCÊNCIA COMPARTILHADA: O ELO ENTRE A PRÁXIS DO APRENDER E DO FAZER"
    "resumo" => "O Ensino de Filosofia ganhou abrangência no Brasil a partir da lei 11.684 de 02 de junho de 2008, tornando-se obrigatório nas escolas de Ensino Médio. O Subprojeto PIBID/Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande desenvolve na Escola Estadual Severino Cabral o papel de promover e demonstrar novas estratégias de ensino-aprendizagem, através de atividades como: observações em sala de aula, produção de materiais didáticos (como a utilização de recortes de filmes, produção de quadrinhos, cordéis, recursos midiáticos) consorciados ao conteúdo dos textos filosóficos. Tais atividades vêm sendo desenvolvidas pelos alunos bolsistas em conjunto com o supervisor e sob as orientações do coordenador de área. Nosso principal objetivo nessa comunicação se dirige no sentido de mostrar essas vivências e atividades desenvolvidas na experiência característica do PIBID denominada de docência compartilhada. No decorrer dessa experiência, proporcionamos espaços de aprendizagem a todos os sujeitos pedagógicos envolvidos, seja professores seja alunos. Um dos pontos enfáticos de nossa apresentação diz respeito às ações desenvolvidas pelos alunos bolsistas, que trabalharam procurando mostrar aos alunos que a Filosofia não é algo que se dá distante da realidade dos alunos do Ensino Médio, buscando desse modo vencer potenciais barreiras didáticas ou pedagógicas."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_476_d477ca997f5c9f94f3e164f0e0199d24.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANE KARINE MORAES DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "ALANE MORAES"
    "autor_email" => "alaneekarine@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4033
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 476
    "titulo" => "DOCÊNCIA COMPARTILHADA: O ELO ENTRE A PRÁXIS DO APRENDER E DO FAZER"
    "resumo" => "O Ensino de Filosofia ganhou abrangência no Brasil a partir da lei 11.684 de 02 de junho de 2008, tornando-se obrigatório nas escolas de Ensino Médio. O Subprojeto PIBID/Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande desenvolve na Escola Estadual Severino Cabral o papel de promover e demonstrar novas estratégias de ensino-aprendizagem, através de atividades como: observações em sala de aula, produção de materiais didáticos (como a utilização de recortes de filmes, produção de quadrinhos, cordéis, recursos midiáticos) consorciados ao conteúdo dos textos filosóficos. Tais atividades vêm sendo desenvolvidas pelos alunos bolsistas em conjunto com o supervisor e sob as orientações do coordenador de área. Nosso principal objetivo nessa comunicação se dirige no sentido de mostrar essas vivências e atividades desenvolvidas na experiência característica do PIBID denominada de docência compartilhada. No decorrer dessa experiência, proporcionamos espaços de aprendizagem a todos os sujeitos pedagógicos envolvidos, seja professores seja alunos. Um dos pontos enfáticos de nossa apresentação diz respeito às ações desenvolvidas pelos alunos bolsistas, que trabalharam procurando mostrar aos alunos que a Filosofia não é algo que se dá distante da realidade dos alunos do Ensino Médio, buscando desse modo vencer potenciais barreiras didáticas ou pedagógicas."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_476_d477ca997f5c9f94f3e164f0e0199d24.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANE KARINE MORAES DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "ALANE MORAES"
    "autor_email" => "alaneekarine@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

O Ensino de Filosofia ganhou abrangência no Brasil a partir da lei 11.684 de 02 de junho de 2008, tornando-se obrigatório nas escolas de Ensino Médio. O Subprojeto PIBID/Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande desenvolve na Escola Estadual Severino Cabral o papel de promover e demonstrar novas estratégias de ensino-aprendizagem, através de atividades como: observações em sala de aula, produção de materiais didáticos (como a utilização de recortes de filmes, produção de quadrinhos, cordéis, recursos midiáticos) consorciados ao conteúdo dos textos filosóficos. Tais atividades vêm sendo desenvolvidas pelos alunos bolsistas em conjunto com o supervisor e sob as orientações do coordenador de área. Nosso principal objetivo nessa comunicação se dirige no sentido de mostrar essas vivências e atividades desenvolvidas na experiência característica do PIBID denominada de docência compartilhada. No decorrer dessa experiência, proporcionamos espaços de aprendizagem a todos os sujeitos pedagógicos envolvidos, seja professores seja alunos. Um dos pontos enfáticos de nossa apresentação diz respeito às ações desenvolvidas pelos alunos bolsistas, que trabalharam procurando mostrar aos alunos que a Filosofia não é algo que se dá distante da realidade dos alunos do Ensino Médio, buscando desse modo vencer potenciais barreiras didáticas ou pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.