Visando a formação crítica do alunado, a escola também tem o dever de promover discussões a respeito de assuntos que interessem à sociedade em geral e um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente é a degradação do meio ambiente. Pensando nessa problemática, o presente trabalho, desenvolvido através do subprojeto PIBID Letras-Campus I, tem por objetivo compartilha uma experiência vivenciada a partir de uma ação interventiva realizada numa turma do 6 ° ano(E.F. II) em uma escola pública situada na cidade de Campina Grande – PB, a qual teve como temática norteadora a importância da reciclagem para o meio ambiente e para a sociedade como um todo, ressaltando, assim como abordam os PCNs de Língua Portuguesa(1998), a relevância de se perceber parte integrante do seu contexto sociocultural, agir, modificando-o; e contribuir para sua melhoria. Para tanto, foram realizadas atividades de leitura e escrita, as quais antecederam a produção de um texto coletivo, resultando, após o processo de reescrita, na historinha “A cidade transformada”. Para fundamentar a elaboração das atividades desenvolvidas, bem como o nosso trabalho nos baseamos em Perrenoud(2000),Perrenoud(2002), Arcoverde(2007), Schneuwly & Dolz(2006) e Jesus(1998).