Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

PRÁTICAS EDUCATIVAS: CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO BIOMA CAATINGA

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4112
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 38
    "inscrito_id" => 31
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS: CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO BIOMA CAATINGA"
    "resumo" => "A Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional,  sendo predominante nos estados do Nordeste. Entre os biomas brasileiros a Caatinga é provavelmente o menos conhecido quanto a sua biodiversidade, sendo portanto pouco valorizado, o que tem provocado a degradação  devido o uso insustentável dos seus recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi comparar o conhecimento dos alunos participantes do Projeto intitulado “Conhecendo o Bioma Caatinga” com os nãos participantes acerca do tema abordado, visando à importância de sua abordagem no ensino de biologia que propôs identificar e analisar as concepções de alunos do ensino médio da rede pública sobre o bioma Caatinga, região nordeste no qual estão inseridos. No desenvolvimento deste trabalho foi aplicado um questionário estruturado, composto por dez questões, para 100 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, Patos Paraíba abordando o tema Caatinga. Com relação às perguntas empregadas no questionário podem-se citar as mais relevantes. A caatinga é exclusiva do Brasil? Qual o tipo de vegetação e clima predominante? A coleta de dados foi dividida em duas etapas: A primeira foi realizada ao fim das atividades do projeto desenvolvido pela equipe do Pibid Biologia/UFCG, onde foram aplicados 50 questionários. A segunda etapa consistiu em realizar o mesmo procedimento com alunos da mesma série, mas que não participaram das atividades do projeto. Com base nos resultados obtidos sobre o levantamento de dados, observou-se um maior desempenho dos alunos que participaram ativamente do projeto em relação aos alunos que não participaram. Constatou-se que os discentes que desenvolveram as atividades sugeridas ao decorrer do projeto apresentaram respostas mais consistentes e corretas sobre o bioma Caatinga. Quando submetidos ao questionário 91% dos alunos participantes responderam que a caatinga é exclusiva do Brasil, enquanto que os não participantes, apenas 80% respondeu corretamente. Com relação ao tipo de vegetação predominante 73% dos alunos que participaram responderam xerófilas e caducifólias, já os não participantes apenas 52%. No que diz respeito ao tipo de clima que ocorre na caatinga 95% dos discentes que realizaram as atividades responderam que o clima predominante é o semiárido, sendo que 82% dos não participantes responderam corretamente.Portanto os alunos que participaram do projeto apresentaram um melhor desempenho quando comparados com os alunos que não participaram no que diz respeito principalmente ao pensamento crítico sobre os atuais problemas enfrentados pelo bioma. Mostrando dessa forma que é de suma importância desenvolver atividades voltadas a esse tema que é tão pouco trabalhado em sala de aula."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_31_bd9f4b8c0293a467fed79fc48277c4e8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RISONEIDE HENRIQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RISONEIDE HENRIQUES"
    "autor_email" => "risoneide.intelectual@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4112
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 38
    "inscrito_id" => 31
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS: CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO BIOMA CAATINGA"
    "resumo" => "A Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional,  sendo predominante nos estados do Nordeste. Entre os biomas brasileiros a Caatinga é provavelmente o menos conhecido quanto a sua biodiversidade, sendo portanto pouco valorizado, o que tem provocado a degradação  devido o uso insustentável dos seus recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi comparar o conhecimento dos alunos participantes do Projeto intitulado “Conhecendo o Bioma Caatinga” com os nãos participantes acerca do tema abordado, visando à importância de sua abordagem no ensino de biologia que propôs identificar e analisar as concepções de alunos do ensino médio da rede pública sobre o bioma Caatinga, região nordeste no qual estão inseridos. No desenvolvimento deste trabalho foi aplicado um questionário estruturado, composto por dez questões, para 100 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, Patos Paraíba abordando o tema Caatinga. Com relação às perguntas empregadas no questionário podem-se citar as mais relevantes. A caatinga é exclusiva do Brasil? Qual o tipo de vegetação e clima predominante? A coleta de dados foi dividida em duas etapas: A primeira foi realizada ao fim das atividades do projeto desenvolvido pela equipe do Pibid Biologia/UFCG, onde foram aplicados 50 questionários. A segunda etapa consistiu em realizar o mesmo procedimento com alunos da mesma série, mas que não participaram das atividades do projeto. Com base nos resultados obtidos sobre o levantamento de dados, observou-se um maior desempenho dos alunos que participaram ativamente do projeto em relação aos alunos que não participaram. Constatou-se que os discentes que desenvolveram as atividades sugeridas ao decorrer do projeto apresentaram respostas mais consistentes e corretas sobre o bioma Caatinga. Quando submetidos ao questionário 91% dos alunos participantes responderam que a caatinga é exclusiva do Brasil, enquanto que os não participantes, apenas 80% respondeu corretamente. Com relação ao tipo de vegetação predominante 73% dos alunos que participaram responderam xerófilas e caducifólias, já os não participantes apenas 52%. No que diz respeito ao tipo de clima que ocorre na caatinga 95% dos discentes que realizaram as atividades responderam que o clima predominante é o semiárido, sendo que 82% dos não participantes responderam corretamente.Portanto os alunos que participaram do projeto apresentaram um melhor desempenho quando comparados com os alunos que não participaram no que diz respeito principalmente ao pensamento crítico sobre os atuais problemas enfrentados pelo bioma. Mostrando dessa forma que é de suma importância desenvolver atividades voltadas a esse tema que é tão pouco trabalhado em sala de aula."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_31_bd9f4b8c0293a467fed79fc48277c4e8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RISONEIDE HENRIQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RISONEIDE HENRIQUES"
    "autor_email" => "risoneide.intelectual@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

A Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional, sendo predominante nos estados do Nordeste. Entre os biomas brasileiros a Caatinga é provavelmente o menos conhecido quanto a sua biodiversidade, sendo portanto pouco valorizado, o que tem provocado a degradação devido o uso insustentável dos seus recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi comparar o conhecimento dos alunos participantes do Projeto intitulado “Conhecendo o Bioma Caatinga” com os nãos participantes acerca do tema abordado, visando à importância de sua abordagem no ensino de biologia que propôs identificar e analisar as concepções de alunos do ensino médio da rede pública sobre o bioma Caatinga, região nordeste no qual estão inseridos. No desenvolvimento deste trabalho foi aplicado um questionário estruturado, composto por dez questões, para 100 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, Patos Paraíba abordando o tema Caatinga. Com relação às perguntas empregadas no questionário podem-se citar as mais relevantes. A caatinga é exclusiva do Brasil? Qual o tipo de vegetação e clima predominante? A coleta de dados foi dividida em duas etapas: A primeira foi realizada ao fim das atividades do projeto desenvolvido pela equipe do Pibid Biologia/UFCG, onde foram aplicados 50 questionários. A segunda etapa consistiu em realizar o mesmo procedimento com alunos da mesma série, mas que não participaram das atividades do projeto. Com base nos resultados obtidos sobre o levantamento de dados, observou-se um maior desempenho dos alunos que participaram ativamente do projeto em relação aos alunos que não participaram. Constatou-se que os discentes que desenvolveram as atividades sugeridas ao decorrer do projeto apresentaram respostas mais consistentes e corretas sobre o bioma Caatinga. Quando submetidos ao questionário 91% dos alunos participantes responderam que a caatinga é exclusiva do Brasil, enquanto que os não participantes, apenas 80% respondeu corretamente. Com relação ao tipo de vegetação predominante 73% dos alunos que participaram responderam xerófilas e caducifólias, já os não participantes apenas 52%. No que diz respeito ao tipo de clima que ocorre na caatinga 95% dos discentes que realizaram as atividades responderam que o clima predominante é o semiárido, sendo que 82% dos não participantes responderam corretamente.Portanto os alunos que participaram do projeto apresentaram um melhor desempenho quando comparados com os alunos que não participaram no que diz respeito principalmente ao pensamento crítico sobre os atuais problemas enfrentados pelo bioma. Mostrando dessa forma que é de suma importância desenvolver atividades voltadas a esse tema que é tão pouco trabalhado em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.