Este trabalho constitui um relato da experiência que vem sendo vivenciada por bolsistas (PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto Pedagogia-campus I) com turmas de 4º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, na cidade de Campina Grande – PB. Estudos mostram a possibilidade de se adotar o lúdico na escola como suporte na aprendizagem, para o desenvolvimento das potencialidades afetiva, criativa, cognitiva e social da criança e como elemento básico para um crescimento equilibrado e consciente. Assim, objetiva-se expor como a adoção do lúdico está influenciando positivamente no processo de letramento de crianças com problemas no domínio de leitura e escrita. Para tanto, são apresentadas informações relacionadas ao lócus da experiência e a descrição de atividades realizadas, destacando, entre estas, um projeto de leitura. O referencial teórico tem como base documento oficial (Parâmetros Curriculares Nacionais) e estudiosos como Bagno (2013) e Antunes (2004). Conclusões parciais levam a considerar que há necessidade de incorporação do lúdico, seja em relação às atividades com objetivos de aprendizagem de conteúdos cognitivos, procedimentais ou atitudinais, seja em relação ao desenvolvimento das crianças, em sua totalidade.