Objetiva-se com esse trabalho discutir a utilização do Facebook como ferramenta didática em sala de aula a partir da experiência vivenciada em 2012/2013 através do PIBID da Unicap. A pesquisa revela a necessidade de apropriar-se da tecnologia e das redes sócias como mecanismos que possibilitam a aquisição do conhecimento, integrando-os a uma proposta de ensino articulável e flexível, capaz de estabelecer diretrizes para o trabalho do professor e contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades que permeiam no âmbito da interpretação, argumentação e produção textual. Utilizou-se de recursos experimentais em uma instituição da rede pública estadual cujos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio receberam o tablets doado pelo governo. A chegada da tecnologia contemplou o acesso às redes sociais em sala de aula, isso gerou dicotomias acerca da sua funcionalidade como recurso didático. Com tanto acesso à informação, como priorizar o conteúdo? A partir da interatividade, notou-se um rendimento satisfatório dos alunos, podendo concluir que as redes sócias em sala de aula despertam o interesse do aluno e contribuem para melhorar o desempenho cognitivo, tornando-os críticos e participativos.