Este trabalho tem como objetivo relatar uma das atividades de intervenção do subprojetro PIBID-LETRAS/UFCG, Campus I, em uma turma do¨6° ano de escola pública de Campina Grande-PB. No âmbito do subprojeto são realizadas atividades de extensão que proporcionam ao bolsista de licenciatura a prática docente, contribuindo, desta forma, para sua formação profissional. Além disso, tal subprojeto tem por finalidade promover o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita com o foco na formação leitura/autora dos alunos beneficiados pelo projeto. A atividade relatada teve por objetivo proporcionar o contato com a Literatura de Cordel, especificamente com a do cordelista Patativa do Assaré, além disso, teve por objetivo despertar o gosto pela cultura popular, recorrentemente representada no Cordel. O processo de intervenção ocorreu a partir (1) do estudo sobre a origem portuguesa da Literatura de Cordel; (2) do estudo sobre a cultura popular retratada nos cordéis e (3) da leitura e discussão com os alunos sobre a poesia “O poeta da roça”, de Patativa do Assaré. Tal atividade de intervenção obteve êxito na medida em que houve leitura interativa e discussão coletiva, relacionando o tema principal da poesia, 'a vida do homem no sertão', com a cultura do povo nordestino. Os alunos identificaram-se com a temática e relacionaram-na com os próprios hábitos, uma vez também que residem no nordeste. Para fundamentar nosso trabalho, nos baseamos em FREIRE(1997), GALVÃO(2001), MARINHO(2012) e PINHEIRO(2007)