Dentre os principais problemas que concorrem para a crise ambiental, destaca-se a falta de gestão de resíduos sólidos, a qual compromete os sistemas naturais, sociais e econômicos e a saúde humana. A Educação Ambiental vem sendo problematizada na tentativa de se superar a visão fragmentada da crise ambiental além de uma importante estratégia que contribui para mudanças na percepção, hábitos e atitudes por parte da sociedade. O presente trabalho objetivou avaliar a percepção dos alunos de uma série inicial do fundamental II, sobre meio ambiente, lixo, resíduos sólidos e alternativas viáveis ao equacionamento da relação do homem / meio ambiente, contribuindo para a sensibilização e implementação dos 5Rs nas ações cotidianas dos envolvidos. A escolha desta escola deu-se pela carência de estudos de Educação Ambiental na mesma, que apresenta extrema importância para a melhoria de uma realidade crítica a qual a população está exposta. Para a pesquisa foram aplicados pré-testes, realização de atividades educativas e os pós-testes, com o intuito de conhecer a percepção inicial dos alunos e as possíveis mudanças de percepções após a realização das atividades educativas, visando uma mudança da realidade.