SILVA, Luciana Bento Da et al.. Docência compartilhada e experimentação de ensino. Anais ENID UFCG... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4096>. Acesso em: 24/11/2024 19:42
A docência compartilhada é uma experiência que vem se realizando em meio a nossa formação docente através das ações realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID-CZ) do curso de Pedagogia. Assim sendo, a construção deste artigo tem como objetivo dialogar sobre a docência compartilhada e experimentação de ensino no processo de formação do profissional da educação, bem como aprofundar as contribuições da temática supracitada e suas contribuições a partir das ações realizadas durante esse processo. Para desenvolver as reflexões acerca da temática foi considerado as experiências de ensino na escola onde se dá aplicabilidade do subprojeto. A pesquisa possui um embasamento teórico, por meio do qual, procura-se possibilitar a reflexão sobre a ação compartilhada do acadêmico inserido no ambiente escolar através do Programa. Discutimos, ainda, a partir de escritos, desenvolvidos por diversos estudiosos da área educacional, mencionado neste estudo, sobre as contribuições da docência compartilhada como elemento na prática pedagógica de grande colaboração na construção da identidade individual do graduando do curso de Pedagogia, com a finalidade de tornar o acadêmico mais próximo do seu ambiente de trabalho.