Sabe-se que o ato de ler é iniciado na escola, cuja função é desenvolver o hábito da leitura crítica. Dessa forma, cabe à escola a responsabilidade de propiciar aos alunos condições para que, estes, tenham acesso ao conhecimento, através da diversa gama de textos existentes, para que, assim, os alunos possam ampliar seus horizontes de interpretações. Assim, torna-se patente a necessidade de se trabalhar a leitura inserindo o aluno em um universo textual vasto e diversificado, os chamados gêneros textuais, para que o mesmo tenha acesso aos mais variados tipos de texto que circulam socialmente e fazem parte do espaço escolar. Tendo em vista um estudo dinâmico, contextualizado e prazeroso, optamos por trabalhar em sala de aula com o gênero textual “música”, despertando no alunado uma visão crítica da realidade. O presente trabalho é fruto do miniprojeto “Estratégias de leitura no Ensino médio abordando gêneros textuais e textos literários”, que está sendo realizado na Escola Obdúlia Dantas, localizada na cidade de Catolé do Rocha. Este projeto faz parte do PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência), por iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).