O presente trabalho pretende expor alguns aspectos referentes ao estudo da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de Umbuzeiro-PB. Almeja analisar como historicamente ocorreu (ou não) a implantação da Educação Patrimonial, voltada para a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico dessa cidade e sua influência na caracterização da memória coletiva e da identidade local. Especificamente pretendemos historicizar os fatos que marcaram e influenciaram na construção do patrimônio arquitetônico local; identificar as concepções dos professores acerca da importância da preservação do patrimônio arquitetônico de Umbuzeiro-PB e analisar na prática dos professores a aplicação da Educação Patrimonial presente nos dispositivos legais da Constituição Federal/1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no que tange ao patrimônio arquitetônico. Destarte, a construção do conhecimento histórico sobre o assunto abordado ocorrerá mediante a pesquisa documental e bibliográfica existente sobre o tema e o uso da metodologia de história oral, a partir de depoimentos e testemunhos vivos, aplicação de questionário semiestruturado e da videografia (aula ministrada pelo professor de história) com análise posterior.