O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a leitura das fábulas em sala de aula como ensinamento da moral que elas transmitem, além de incentivar a leitura e a interpretação de uma forma criativa e divertida. Este trabalho relata uma das experiências exitosas do Subprojeto PIBID-Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, que foi desenvolvida na Escola Municipal em Tempo Integral Claudecy Bispo dos Santos, situada no município de Arapiraca-AL. Através da intervenção feita na escola participante do projeto foi possível trabalhar com os alunos o gênero fábula, apresentando a moralidade de cada história como algo possível ao mundo real das pessoas, de modo que o aluno desenvolva não apenas o gosto pela leitura, mas também que eles venham a trabalhar valores e moral importantes na vida do homem. Com isso elaboramos o projeto “Da fantasia ao Mundo real: Fazendo das fábulas peças teatrais e trazendo o conhecimento de forma divertida” incentivando os alunos a refletirem sobre a moral que cada fábula apresenta e o quanto podem contribuir positiva e negativamente no mundo real. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste projeto ocorreu a partir de atividade leitura, produção textual, desenhos e peças teatrais como formas de interpretação e compreensão.