FREIRE, William Sousa et al.. . Anais ENID UFCG... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4131>. Acesso em: 24/11/2024 19:21
O trabalho é o resultado de um projeto que incursionado pela história cultural procurou estudar a história da cidade do Recife em seus aspectos históricos, culturais e demográficos aplicados nas três séries do ensino médio da Escola EREM Aníbal Fernandes, da rede estadual de ensino, localizada na capital pernambucana. Além do uso do quadro e giz multimídias o projeto procurou utilizar de outro recurso: o da iconografia. Os alunos foram instigados a observarem a cidade e fotografarem monumentos, o cotidiano, o rio e as pontes. Em seguida foi feita pesquisa na internet em sites de instituições que guardam imagens da cidade do final do século XIX e princípio do século seguinte, período em que surgem as primeiras fotografias da cidade. Ao aproximar essas imagens se observou a mudança que a cidade passou. O alunado ficou entusiasmado com a transformação seja na paisagem urbana, na arquitetura e no modo de viver das pessoas. Feitas as devidas análises foi montada na biblioteca da escola com a participação do alunado a exposição “Rios, pontes e overdriver: impressionantes esculturas de lema” uma homenagem ao cantor e compositor Chico Science, que criticava a ideia de “modernidade” através do progresso econômico dos grandes centros urbanos.