Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA E.E.E.M. ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS - CUITÉ/PB

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4070
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 543
    "titulo" => "ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA E.E.E.M. ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS - CUITÉ/PB"
    "resumo" => "Mais que mediar conhecimentos prontos e acabados, o professor precisa conduzir o aluno a caminhos carregados de sentidos, levando-os a solucionarem situações problemas que desenvolvam o espirito cientifico que habita cada um. Neste sentido, as atividades extracurriculares são de suma importância para aquisição do conhecimento e se apresenta de maneira efetiva na construção do conhecimento aplicado em sala de aula, haja vista que propicia maior compreensão, favorece e estimula o ensino aprendizagem e contribuem sobremaneira na formação de sujeitos críticos e atuantes, através da participação ativa dos discentes. Nessa visão, o PIBID de biologia-CES vem desenvolvendo, na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Cuité – PB, na disciplina de Biologia, diversas atividades, que aconteceram em paralelo com os respectivos conteúdos ministrados em sala. Esse projeto teve como objetivo facilitar o desenvolvimento do ensino aprendizagem através de atividades como: produção de maquetes, cartilhas, cordéis, aulas práticas laboratoriais, palestras, aulas expositivas, oficinas, jogos educativos, aulas de campo e rodas de leitura. Ao final do projeto observamos que os alunos tiveram curiosidades em buscar o novo conhecimento, maior compreensão e entendimento, interação e participação ativa nas aulas. Além disso, a escola adquiriu um acervo de material didático, podendo ser usado por outros alunos. Diante do exposto, conclui-se que desenvolver conteúdos contextualizados por meio de atividades extracurriculares possibilita ao educando não apenas a apreensão de novos conhecimentos, mais também a formação de um sujeito pensante, crítico, capaz de atuar favoravelmente no meio em que vive. Todavia, é de extrema relevância o papel do professor diante das novas metodologias de ensino, pois o mesmo deverá adotar estratégias de ensino voltadas para aulas mais prazerosas e instigantes."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_543_382e972defbbb0290e431b1473d528a6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felypecom@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4070
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 543
    "titulo" => "ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA E.E.E.M. ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS - CUITÉ/PB"
    "resumo" => "Mais que mediar conhecimentos prontos e acabados, o professor precisa conduzir o aluno a caminhos carregados de sentidos, levando-os a solucionarem situações problemas que desenvolvam o espirito cientifico que habita cada um. Neste sentido, as atividades extracurriculares são de suma importância para aquisição do conhecimento e se apresenta de maneira efetiva na construção do conhecimento aplicado em sala de aula, haja vista que propicia maior compreensão, favorece e estimula o ensino aprendizagem e contribuem sobremaneira na formação de sujeitos críticos e atuantes, através da participação ativa dos discentes. Nessa visão, o PIBID de biologia-CES vem desenvolvendo, na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Cuité – PB, na disciplina de Biologia, diversas atividades, que aconteceram em paralelo com os respectivos conteúdos ministrados em sala. Esse projeto teve como objetivo facilitar o desenvolvimento do ensino aprendizagem através de atividades como: produção de maquetes, cartilhas, cordéis, aulas práticas laboratoriais, palestras, aulas expositivas, oficinas, jogos educativos, aulas de campo e rodas de leitura. Ao final do projeto observamos que os alunos tiveram curiosidades em buscar o novo conhecimento, maior compreensão e entendimento, interação e participação ativa nas aulas. Além disso, a escola adquiriu um acervo de material didático, podendo ser usado por outros alunos. Diante do exposto, conclui-se que desenvolver conteúdos contextualizados por meio de atividades extracurriculares possibilita ao educando não apenas a apreensão de novos conhecimentos, mais também a formação de um sujeito pensante, crítico, capaz de atuar favoravelmente no meio em que vive. Todavia, é de extrema relevância o papel do professor diante das novas metodologias de ensino, pois o mesmo deverá adotar estratégias de ensino voltadas para aulas mais prazerosas e instigantes."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_543_382e972defbbb0290e431b1473d528a6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felypecom@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

Mais que mediar conhecimentos prontos e acabados, o professor precisa conduzir o aluno a caminhos carregados de sentidos, levando-os a solucionarem situações problemas que desenvolvam o espirito cientifico que habita cada um. Neste sentido, as atividades extracurriculares são de suma importância para aquisição do conhecimento e se apresenta de maneira efetiva na construção do conhecimento aplicado em sala de aula, haja vista que propicia maior compreensão, favorece e estimula o ensino aprendizagem e contribuem sobremaneira na formação de sujeitos críticos e atuantes, através da participação ativa dos discentes. Nessa visão, o PIBID de biologia-CES vem desenvolvendo, na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Cuité – PB, na disciplina de Biologia, diversas atividades, que aconteceram em paralelo com os respectivos conteúdos ministrados em sala. Esse projeto teve como objetivo facilitar o desenvolvimento do ensino aprendizagem através de atividades como: produção de maquetes, cartilhas, cordéis, aulas práticas laboratoriais, palestras, aulas expositivas, oficinas, jogos educativos, aulas de campo e rodas de leitura. Ao final do projeto observamos que os alunos tiveram curiosidades em buscar o novo conhecimento, maior compreensão e entendimento, interação e participação ativa nas aulas. Além disso, a escola adquiriu um acervo de material didático, podendo ser usado por outros alunos. Diante do exposto, conclui-se que desenvolver conteúdos contextualizados por meio de atividades extracurriculares possibilita ao educando não apenas a apreensão de novos conhecimentos, mais também a formação de um sujeito pensante, crítico, capaz de atuar favoravelmente no meio em que vive. Todavia, é de extrema relevância o papel do professor diante das novas metodologias de ensino, pois o mesmo deverá adotar estratégias de ensino voltadas para aulas mais prazerosas e instigantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.