Mais que mediar conhecimentos prontos e acabados, o professor precisa conduzir o aluno a caminhos carregados de sentidos, levando-os a solucionarem situações problemas que desenvolvam o espirito cientifico que habita cada um. Neste sentido, as atividades extracurriculares são de suma importância para aquisição do conhecimento e se apresenta de maneira efetiva na construção do conhecimento aplicado em sala de aula, haja vista que propicia maior compreensão, favorece e estimula o ensino aprendizagem e contribuem sobremaneira na formação de sujeitos críticos e atuantes, através da participação ativa dos discentes. Nessa visão, o PIBID de biologia-CES vem desenvolvendo, na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Cuité – PB, na disciplina de Biologia, diversas atividades, que aconteceram em paralelo com os respectivos conteúdos ministrados em sala. Esse projeto teve como objetivo facilitar o desenvolvimento do ensino aprendizagem através de atividades como: produção de maquetes, cartilhas, cordéis, aulas práticas laboratoriais, palestras, aulas expositivas, oficinas, jogos educativos, aulas de campo e rodas de leitura. Ao final do projeto observamos que os alunos tiveram curiosidades em buscar o novo conhecimento, maior compreensão e entendimento, interação e participação ativa nas aulas. Além disso, a escola adquiriu um acervo de material didático, podendo ser usado por outros alunos. Diante do exposto, conclui-se que desenvolver conteúdos contextualizados por meio de atividades extracurriculares possibilita ao educando não apenas a apreensão de novos conhecimentos, mais também a formação de um sujeito pensante, crítico, capaz de atuar favoravelmente no meio em que vive. Todavia, é de extrema relevância o papel do professor diante das novas metodologias de ensino, pois o mesmo deverá adotar estratégias de ensino voltadas para aulas mais prazerosas e instigantes.