ResumoO presente trabalho foi desenvolvido com a participação de integrantes do subprojeto multidisciplinar do PIBID/UFCG, alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, em parceria com uma escola do ensino fundamental, localizada no município de Campina Grande – PB, tendo como foco principal a utilização de materiais didáticos pedagógicos nas aulas de Ciências Naturais. O projeto tende a contribuir com os futuros profissionais da área docente, permitindo assim, que tais alunos tenham um contato mais íntimo com a realidade do seu campo de trabalho, o contexto da sala de aula, relacionando assim, uma concomitância entre a teoria com a prática. Desta forma o referido trabalho adotou estratégias e materiais didáticos que priorizaram experiências concretas. Seu desenvolvimento se deu através de trabalhos em grupo cooperativo e lúdico com alunos do Ensino Fundamental. As atividades realizadas foram úteis, tanto para o aprendizado dos alunos quanto para a formação acadêmica dos bolsistas. O planejamento desta atividade nos permitiu perceber a importância de desenvolvermos atividades que sejam significativas para os educandos, que promovam a compreensão dos conteúdos trabalhados de forma mais lúdica e que estimulem seu interesse.Palavras-chave: Materiais didáticos, Experiências concretas, Lúdico, Ciências.