WILLIAM, Nallyson. O uso de simulações computacionais no ensino de física.. Anais III CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43271>. Acesso em: 24/11/2024 21:03
Neste projeto temos o intuito de reunir os melhores softwares para a dinamização das aulas de Física no Ensino Médio. A falta de aulas práticas no Ensino Médio é uma realidade em quase toda escola brasileira, mas o uso das simulações não poderá substituir as aulas práticas, é apenas mais uma ferramenta para o professor manejar e ter uma nova maneira para trabalhar problemas do dia a dia, com uso desses softwares. O nosso projeto pretende alcançar as cidades circunvizinhas de Cuité-PB, considerando que algumas já têm o PIBID de Física. Com o término do prazo de nosso projeto, que tem um cronograma de 1 ano, pretendemos colher feedbacks, seja do aluno, seja do professor, conferir se ouve melhoraras na aprendizagem do aluno, se tiveram um aproveitamento melhor na matéria e se também conseguimos despertar o interesse de Física no aluno. A Física é uma disciplina um tanto peculiar, ela trata dos fenômenos e dos problemas que acontecem na natureza, no cotidiano. Porém, o aluno quando chega no Ensino Médio, ele não enxerga isso, assimilando, assim, a Física como um “monstro” ou um pesadelo. É quase como um estereótipo, se o aluno não ver que a Física é algo atrativo, ele não vai gostar das aulas. Portanto, usar as simulações para tratar os problemas postos em sala e fazer a correção dos exercícios com simulações, dará ao aluno uma nova maneira de enxergar a Física.