O presente trabalho tem o objetivo principal de compreender como se dar o processo de alfabetização e letramento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Pontuando se eles estão vivenciando experiências de alfabetização que os oriente para as praticas de letramento. E Identificando as metodologias utilizadas pelo docente no processo de alfabetização e letramento na EJA. Essa pesquisa é qualitativa, investigatória e de campo, tendo como sujeitos da pesquisa a professora e os alunos da turma de 1° serie do ensino fundamental- EJA, de uma escola no município de Teresina-PI. Na qual será utilizado técnicas de pesquisa: observação, e entrevistas semiestruturadas. Dentro desse contexto, promove-se uma reflexão teórica dando significado para os termos alfabetização e Letramento na perspectiva dos sujeitos da EJA, seguindo de uma analise da pratica docente da EJA, a partir dos resultados encontrados. Utilizando autores como Tfouni (2002), Soares (2001), Freire(1989) entre outros. De acordo com os resultados encontrados conclui-se que os alunos vivenciam situações de aprendizagem pouco adequada a sua realidade e que muitas vezes prezam somente a decodificação do código escrito e não a orientação para o letramento. Mesmo havendo um esforço por parte do professor e de alunos a situação ainda é preocupante, pois ainda falta qualidade de estrutura, de ensino, de metodologias e de políticas publicas que amparem a EJA na sua totalidade.